Em reunião de vereadores, coordenador do Interlegis diz que ferramentas são gratuitas e garantem transparência

Biondo falou dos produtos tecnológicos e de capacitação desenvolvidos para Câmaras

Para uma plateia de centenas de vereadores de todo o Brasil, presentes à Marcha de 2019 por um novo pacto federativo, Francisco Biondo, coordenador de Planejamento e Relações Institucionais do Programa Interlegis – vinculado ao Instituto Legislativo Brasileiro, do Senado Federal – ressaltou a importância da transparência e de mecanismos que garantam eficiência ao trabalho das Câmaras Municipais.

Biondo lembrou que, em mais de vinte anos de atuação, o Interlegis tem levado às casas legislativas ações de modernização que incluem desde capacitação de servidores por meio da educação a distância ao treinamento para a utilização de ferramentas tecnológicas. Estas soluções são desenvolvidas por técnicos do Programa e disponibilizadas “a custo zero” para as Câmaras – ressaltou.

Entre elas, ele destacou o portal de internet, mostrando o absurdo que é, nos tempos atuais, uma Câmara não possuir este tipo de canal que não é apenas de contato com a população, mas também de prestação de contas, de consultas, de interação.

Biondo também deu um exemplo claro da necessidade que as Câmaras têm de atualizarem seus Regimentos Internos e suas Leis Orgânica. “A Constituição Federal já recebeu mais de cem emendas e muitas delas têm impacto no município; portanto, é preciso promover os ajustes necessários”. É para isso que o Interlegis promove uma de suas Oficinas de treinamento, a de revisão e atualização de Marcos Jurídicos, complementou.

Os vereadores presentes à Marcha 2019 receberam material contendo informações sobre as atividades e programas do Instituto Legislativo e do Programa Interlegis, como as Oficinas que são oferecidas e os produtos e ferramentas que são disponibilizados – sempre gratuitamente – para as casas legislativas.

 

Atendimento especial

 

Conforme Biondo havia prometido, pela manhã, aos vereadores, durante a tarde, técnicos do Programa Interlegis ficaram à disposição no auditório da sede do Programa para dar mais informações sobre estes produtos e serviços. (ver matéria).

Na foto, o coordenador do Interlegis com o presidente da UVB (União dos Vereadores do Brasil), Gilson Conzatti.