Encontro Interlegis de Marabá atraiu 230 representantes de quatorze municípios

O evento teve a participação do senador Zequinha Marinho e 80 vereadores

Com informações da Câmara Municipal de Marabá





O Encontro Regional de Interlegis em Marabá – PA, na última segunda (23), feito em parceria com a Câmara Municipal de Marabá, por meio da Escola do Legislativo de Marabá (Elmar), trouxe palestras sobre orçamento público e mudanças na lei eleitoral.

O senador Zequinha Marinho falou do comprometimento de todos os envolvidos para trazer para Marabá o encontro:

- Esperamos fortalecer a democracia e o desenvolvimento do legislativo no Brasil. A sociedade quer solução imediata para os problemas na política. Encaro esse encontro como uma agenda positiva, com elementos para a modernização do legislativo brasileiro.

O presidente da Câmara, Pedro Corrêa, frisou que o evento teve custo zero para a câmara e que era uma oportunidade de qualificação dos servidores e cidadãos de uma forma geral.

- Com as leis de transparência e acesso à informação, é primordial que se tenha o cidadão também seja esclarecido sobre tudo isso. A CMM tem se modernizado, vislumbrando uma melhor atuação em atendimento à sociedade. Nós somos responsáveis pelo desenvolvimento e crescimento do município. É importante conhecer todas as mudanças que têm ocorrido na lei eleitoral - advertiu.

Gabriela Silva, da Escola do Legislativo, a única Escola do Legislativo do Pará em atuação no momento, disse que é preciso expandir a ideia para todas as regiões do Estado e principalmente para a região do Carajás.

- Educação cidadã: somos os instrumentos de cidadania e apoio ao público - sustentou.

O coordenador de Planejamento e Relações Institucionais do ILB, gestor do Programa Interlegis, Leonardo Gadelha, falou sobre o papel do Interlegis na modernização do Legislativo e sobre Orçamento Público. Segundo ele, é fundamental a aproximação desse Programa do Senado com os legislativos, tendo elogiado a atuação destacada da Elmar.

- Há cerca de dois meses a Gabriela Silva esteve com a gente para falar sobre a necessidade de virmos apresentar as mudanças na lei eleitoral. E tivemos o apoio do senador Zequinha Marinho para isso - destacou.

Leonardo ainda explicou que o Interlegis trabalha em 3 pilares: integrar, qualificar e uniformizar o legislativo no Brasil.

- Ele foi criado há duas décadas para dotar as Câmaras de vereadores do mínimo necessário para o bom funcionamento, com o mínimo de infraestrutura.

A palestra do consultor do Senado Gabriel Borges teve foco nas mudanças recentes que ocorreram na legislação eleitoral e que impactam diretamente na vida do eleitor e do candidato. De forma didática, usou como exemplo hipotético o que aconteceu na eleição de 2016 e o que será diferente em 2020. Também discorreu sobre o fim das coligações, financiamento de campanha, fundo eleitoral e número de candidatos por partidos que podem compor uma chapa para o processo eleitoral.

Por fim, vários participantes fizeram perguntas e tiraram suas dúvidas com os palestrantes.