Encontro Interlegis reúne câmaras do Amapá na sede da Câmara Municipal

Diretor-executivo afirma que o papel do Interlegis é fortalecer o Legislativo

O Encontro Interlegis de Santana reuniu nesta segunda, na Câmara Municipal, aproximadamente 100 pessoas para assistirem às palestras promovidas pelo ILB.

O evento contou com as presenças da presidente da Casa, Professora Helena, do vice-prefeito Francisco Rosilvado de Oliveira, dos presidentes das câmaras de Mazagão e de Cutias, além de vereadores de outras casas legislativas da região. Roseli Matos, ex-deputada estadual e ex-diretora da Escola do Legislativo do Amapá, também participou da solenidade.

A presidente da Câmara, professora Helena, agradeceu ao senador Davi Alcolumbre pelo apoio dado à Câmara para a realização do evento e às câmaras participantes pelo esforço para atenderem ao convite feito. "Fizemos esse evento com o objetivo de modernizar essa Casa e as câmaras vizinhas", explicou.

Roseli Matos afirmou que o Interlegis tem importante papel no desenvolvimento dos legislativos estadual e municipal e convidou os presentes a transformarem o plenário em um espaço de conhecimento.  “Oportunizar o conhecimento é um dever do Legislativo”, ressaltou.

O diretor-executivo do ILB, Helder Rebouças, destacou também o empenho do presidente do Senado de levar as ações do Interlegis para o Amapá. Complementando as palavras da deputada Roseli, Helder afirmou que fortalecer o município implica em fortalecer o legislativo municipal, condição essencial para se estabelecer políticas públicas fortes na região e afirmou: “e o papel do Interlegis é fortalecer o Legislativo”.

Helder aproveitou a oportunidade para dizer aos presentes que o presidente Alcolumbre e o primeiro-secretário do Senado, Senador Petecão - diretor nacional do Programa Interlegis e presidente do Conselho de Supervisão do ILB, estão trabalhando em sintonia para o desenvolvimento institucional do Interlegis, por meio de parcerias com a Câmaras dos Deputados e do TCU, entre outros órgãos.

Helder disse ainda que o presidente Alcolumbre quer que o ILB/ Interlegis atue cada vez mais na esfera do Poder Legislativo Municipal, por meio de ações de capacitação nas áreas de Tecnologia da Informação, oficinas de atualização de Regimentos Internos e Leis Orgânicas, e treinamentos em cerimonial legislativo.

O evento prosseguiu com as palestras do coordenador do ILB, Francisco Etelvino Biondo, que falou sobre a importância da revisão das Leis Orgânicas Municipais e dos regimentos internos das Câmaras, e dos servidores Antônio Carlos Burity e Adalberto Oliveira. Burity fez apresentação sobre o tema Comunicação Legislativa, seguido da explanação de Adalberto Oliveira sobre articulação e compilação de textos legais.

De 7 a 9 de maio, Francisco Biondo irá realizar a oficina Interlegis que ensina questões relativas à cerimonial, protocolo e comunicação. O treinamento ajuda os participantes a compreenderem como o cerimonial impacta na imagem institucional e orienta para temas rotineiros que fazem parte do assunto como apresentação pessoal, atendimento ao público, função comunitária do protocolo e precedência.

 

Para ver fotos, clique em:

http://www.interlegis.leg.br/comunicacao/multimidia/fotos/santana-ap-encontro-regional-interlegis-6-5-2019