Encontro no Interlegis/ILB reúne parlamentares e especialistas para discutir crise de imigração em Roraima

Dados atualizados do governo federal indicam que 120 mil venezuelanos entraram pela fronteira com o Brasil em 2019

Em evento organizado pelo Interlegis/ILB a pedido do Senador Mecias de Jesus (Republicanos -RR), a crise dos imigrantes e refugiados em Roraima foi tema do Encontro Interlegis. Segundo o Diretor-Executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, a crise dos imigrantes venezuelanos que chegam ao Brasil pela fronteira, é hoje um dos temas nacionais mais sensíveis. Ele destacou a visão do Presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que vem priorizando a discussão do tema no Congresso Nacional.

O Senador Mecias de Jesus discorreu sobre a situação no estado. Segundo ele a rede pública de saúde está sobrecarregada. Todos os dias chegam a Roraima, cerca de 800 venezuelanos. Na opinião do senador, a Lei de Imigração brasileira é muito generosa e o país não estava preparado para o impacto da crise humanitária no país vizinho. Convidada especial para o evento, a deputada federal Bruna Furlan (PSDB - SP) afirmou que o Brasil precisa enfrentar a questão, mesmo que a população nem sempre compreenda a ajuda concedida aos estrangeiros.

O vereador por Boa Vista(RR), Renato Queiroz(PPS-RR), forneceu alguns dados que demonstram a gravidade da crise humanitária. De acordo com o parlamentar, 10 por cento da população carcerária do estado  já é formada por venezuelanos. A autoridades do estados detectaram, segundo Queiroz, a existência de uma facção criminosa formada por estrangeiros e que atual em Roraima

De acordo com a ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados), 5 milhões de venezuelanos deixaram o país desde o início da crise econômica, constituindo o maior êxodo humano na história da América do Sul. Também participaram do evento representantes do Ministério das Relações Exteriores, da Organização das Nações Unidas e do Instituto Mundial para Relações Internacionais.