EnGITEC chega ao fim e supera expectativas de participantes

A 11º edição do Encontro do GITEC – EnGITEC, evento realizado durante uma semana no Interlegis/ILB e que teve representação de todo o Brasil, superou as expectativas do público com sua proposta dinâmica e inovadora de trabalhar temas relacionados às tecnologias no ambiente legislativo.

O Diretor-Executivo do Interlegis/ILB, Márcio Coimbra, afirmou que a proposta do evento é uma resposta à diretriz definida pelo Presidente do Senado,  Davi Alcolumbre, que prioriza a digitalização e a inovação no aperfeiçoamento das escolas de governo em todo o país.

A presidente do EnGITEC, Alzira Fernanda Oliveira, diretora da Escola do Legislativo de Paracatu, em Minas Gerais, ressalta que o evento amadureceu em sua 11ª edição e, com um toque propositalmente ‘desorganizado’, trouxe conhecimento aprofundado sobre os temas propostos.

- Esse ano tivemos uma quantidade e qualidade muito maiores na participação dos inscritos e um time de palestrantes de altíssimo nível -, expressou.

Guilherme Lio é assessor especial da câmara municipal de Iturama - MG. Ele conta que se inscreveu para buscar mais conhecimento e aprender sobre as novas tecnologias que têm surgido e como elas podem ser aplicadas nos processos de trabalho da câmara de sua região.

- Só tenho a agradecer aos vereadores e ao presidente da câmara do meu município, que me incentivaram a participar deste, que foi um evento enriquecedor e de muito aprendizado -, relatou.

Nos primeiros dois dias do encontro, foram realizadas oficinas de SAPL, Portal Modelo, Ouvidoria cidadã, e-Democracia, Docker e, ainda, a oficina qualitativa de autoconhecimento como ferramenta de transformação. Cada participante pôde se inscrever em até dois workshops durante a etapa de treinamento.

Os dias subsequentes foram marcados por palestrantes que através da tecnologia e da inovação, tiveram resultados positivos em projetos para suas casas legislativas, como é o caso do vereador por Mogi das Cruzes - SP, Caio Cunha.

- Nosso objetivo foi o de mostrar que a tecnologia pode ajudar com que os cidadãos comuns protagonizem as mudanças que desejam na política, através de um mandato colaborativo online -, explicou o vereador.

Para o técnico de informática da câmara municipal de Guajará-Mirim - RO, Lindiberto Caldeira dos Santos, que participa há quatro anos do EnGITEC, a quantidade de assuntos técnicos abordados pela 11ª edição superou suas expectativas.

- Foram muitas palestras técnicas e funcionais, sobre temas que realmente estão presentes no nosso dia a dia. Eu percebi que o objetivo desse EnGITEC foi o de facilitar nossos processos de trabalho -, comentou.

A equipe do EnGITEC informou que a próxima edição já está sendo organizada e que pretende superar a de 2019. Clique aqui para acessar a galeria de fotos do evento.