Legislativo sustentável é o tema do treinamento

O apoio é do senador Lassier Martins

O Interlegis chega no dia 27 em Novo Hamburgo – RS para a oficina Câmara Verde. O objetivo do treinamento é sensibilizar as casas para a importância da responsabilidade socioambiental na realização de atividades tais como compras, contratações e consumo.

Durante o treinamento, os participantes aprendem a elaborar um modelo de Plano de Logística Sustentável– PLS, documento que ajuda os gestores públicos a adequarem os atos administrativos a demandas socioambientais, ­ pautados na legislação vigente.

O PLS traz um conjunto de ferramentas de planejamento para que os órgãos públicos promovam práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos e processos na Administração Pública tais como  inventário de bens e materiais do órgão; responsabilidades, metodologia de implementação e avaliação do plano; e ações de divulgação, conscientização e capacitação. O documento permite também mapear e estabelecer indicadores de gestão para eixos temáticos como água, energia, papel, combustível, áreas verdes e  insumos de escritório.

Os instrutores do evento são Mário Viggiano, chefe do serviço de Planejamentos e Projetos Especiais do ILB,  Maristela Paiva, analista da Ecocâmara da Câmara dos Deputados e Danielle Abud, servidora do Senado, doutora em Sustentabilidade.

O curso auxilia os presentes e perceberem que a sustentabilidade é um tema transversal que precisa ser aplicado em todas as instâncias da gestão pública. Exemplos trazidos do Senado e da Câmara servem para demonstrar a viabilidade de adotar soluções sustentáveis e montar o PLS com metas, prazos, monitoramento e avaliação.

O curso acontece na Câmara Municipal, de 27 a 28 de junho, e tem o apoio é do senador Lassier Martins (PODEMOS-RS).