Vereador de Porto Velho vem ao Interlegis conhecer os produtos e ações do Programa

A Casa pretende criar uma Escola do Legislativo

Dos 52 municípios de Rondônia, apenas três têm uma Escola do Legislativo em funcionamento e Porto Velho não é um deles. A nova Mesa da Câmara Municipal quer essa situação.  A afirmação foi dita vice-presidente da Câmara de Porto Velho, vereador Márcio Oliveira em visita à sede do Interlegis nesta quarta. O vereador veio à Brasília para buscar apoio para a criação da escola na Câmara e para conhecer o Programa Interlegis e como ele pode ser relevante para a casa legislativa.

Acompanhado do diretor da Escola do Legislativo da Assembleia, Fábio Ribeiro, Márcio esteve reunido com o coordenador-geral do ILB, Floriano Filho, e com o coordenador de Planejamento e Relações Institucionais Leonardo Gadelha, que apresentarem os produtos e os serviços que o Programa disponibiliza gratuitamente para as câmaras a fim de ajudá-las a estarem em dia com as exigências legais com respeito ao acesso à informação e a transparência.  O vereador demonstrou interesse pelo Portal Modelo e pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, mas principalmente, pelas ações de capacitação, como as oficinas e os cursos a distância do ILB por serem atividades voltadas à Educação. Uma bandeira da diretoria.

- Apresentei para o presidente a proposta de criarmos uma Escola do Legislativo para marcar nossa gestão e ele gostou da ideia – disse o vereador. A ideia é que a Escola possa reunir diversas ações de educação e treinamento, sediando oficinas, oferecendo o ambiente para a aprendizagem na modalidade EaD, e também montando um acervo de material para consulta e pesquisa que poderá ser útil não somente para os servidores, mas para a comunidade também.

Floriano Filho, falando das ações que Interlegis ainda pretende realizar esse ano, falou sobre a criação de um portal que vai reunir conteúdo produzido por escolas legislativas cadastradas, chamado de Escola Virtual Legislativa e a realização de um novo Censo do Legislativo, para atualizar as informações do trabalho realizado anos atrás pelo Interlegis.