Câmara de Rio Branco quer treinamentos Interlegis para aproximar Casa da população

Câmara também vai disponibilizar cursos do ILB em site

“Como vereadora, eu acompanho o que as pessoas estão achando do meu trabalho. Acompanho e dou satisfação. Para que daqui um tempo, quando o povo tiver que escolher seus representantes, ele saiba quem é quem”. A afirmação foi da vice-presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, no Acre, vereadora Lene Petecão, que na tarde desta segunda foi recebida pelo diretor-executivo do ILB, Helder Rebouças, para discutir como o Instituto pode ajudar a casa legislativa na tarefa de se tornar mais transparente.  

A vereadora também esteve no Senado para entregar ao Primeiro-Secretário ofício solicitando as oficinas Interlegis de Portal Modelo, de Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) e de revisão de marcos jurídicos. Durante a conversa, Helder propôs disponibilizar para a Câmara os cursos on line do ILB. Esses cursos podem ser realizados por qualquer cidadão e poderão ser acessados por meio do site da casa legislativa.

- “Esse será o primeiro desdobramento de caráter prático dessa etapa da nossa parceria”, disse. A Câmara utiliza o Portal Modelo e foi uma das primeiras casas no Brasil a aderirem ao Programa Interlegis.

A Câmara também pretende utilizar de maneira mais eficiente o SAPL, razão pela qual solicitou um treinamento. Isabele Pontes, diretora legislativa na Casa, explicou:

-  “Quando li sobre o SAPL, fiquei animada. Quero saber como utilizar o painel eletrônico e como a ferramenta pode nos aproximar da comunidade”. A ideia foi complementada pela vereadora:

- “Temos de dar satisfação para nosso eleitorado. Preciso mostrar para minha população o que ando fazendo com meu mandato”, concluiu Lene.

O SAPL facilita essa tarefa. Toda a tramitação de matéria inserida no sistema fica automaticamente disponível na internet, sendo assim, de consulta pública, segundo explicou o coordenador-geral do ILB, João Henrique Gouveia, que acompanhou o diretor juntamente com o coordenador de Planejamento e Relações Institucionais, Francisco Biondo.