Câmara Municipal de Iraí (RS) assina convênio com o Interlegis para receber produtos e serviços nas áreas de tecnologia e capacitação

18/06/2020

18/06/2020

O Interlegis, braço do Senado Federal na integração e modernização do legislativo brasileiro, assinou convênio com a Câmara Municipal de Iraí (RS), nessa quinta-feira (18). A partir de agora, a casa legislativa poderá ter acesso aos produtos e serviços ofertados gratuitamente pelo Interlegis, como portal modelo, sistema de apoio ao legislativo e oficinas de capacitação para os servidores.

Devido às medidas de prevenção à Covid-19, a cerimônia foi rápida e ocorreu no hall do prédio do Interlegis, anexo ao Senado Federal, com a presença do coordenador-geral do Interlegis, Luís Fernando Machado,que representou o Diretor-Executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, e do presidente da Câmara Municipal de Iraí (RS), vereador Gilson Conzatti (MDB).

Para o presidente da Câmara Municipal, o convênio com o Interlegis representa um avanço para a melhoria da qualificação dos servidores e parlamentares da Casa, em benefício dos moradores de Iraí.

“Nós iremos aproveitar todas as informações e conhecimento legislativo que o Interlegis oferece. A comunidade vai ganhar muito com isso. Este momento é extremamente importante e vai ficar na história da Câmara Municipal de Iraí”, afirmou Gilson.

Luís Fernando Machado, coordenador-geral do Interlegis, destacou que a celebração desse convênio reforça a missão do Interlegis de servir ao legislativo brasileiro com a transferência de tecnologia e a disseminação de conhecimento.

“Iraí é mais um município do Rio Grande do Sul conveniado ao Interlegis, que vai receber ferramentas tecnológicas modernas, oficinas de capacitação para o uso dessas ferramentas e em outros temas importantes para as atividades legislativas, administrativas e jurídicas realizadas nas câmaras municipais”, explicou o coordenador.

Convênios por videoconferência 

Atualmente, casas legislativas de 4.390 dos 5.568 municípios brasileiros possuem convênio com o Interlegis. Para dar continuidade às ações de modernização e integração do legislativo, neste período em que grande parte dos brasileiros está em isolamento social, o Interlegis está disponibilizando a cerimônia de celebração de convênio por videoconferência.

De acordo com o Diretor Executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, a nova modalidade segue a necessidade de adaptação à nova realidade imposta pela pandemia da COVID-19.

“Percebemos a necessidade de desenvolvermos outros formatos e modelos dos nossos produtos e serviços. Um exemplo bem sucedido foi o desenvolvimento do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo Remoto (SAPL-R), que possibilitou a continuidade das atividades legislativas nas Câmaras Municipais. E, para atender à demanda das Casas que ainda não possuem convênio, estamos disponibilizando a realização dos acordos de cooperação técnica por videoconferência, uma ferramenta que já faz parte da nova rotina de trabalho dos brasileiros”, explica Coimbra.  

Para informações sobre como solicitar o Acordo de Cooperação Técnica com o Senado/Interlegis clique aqui

 

Guilherme Nascimento, sob supervisão de Eny Monteiro.