Câmara Municipal de São José estreia modelo de votação remota com suporte e treinamento do Interlegis

Em Sessão Extraordinária, nesta terça-feira (31), os vereadores do município de Santa Catarina utilizaram o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo Remoto (SAPL-R), disponibilizado gratuitamente pelo Interlegis

O sistema de votação remota, que vem sendo utilizado pelos senadores para a deliberação de projetos urgentes, por meio de sessões virtuais, despertou o interesse das Câmaras Municipais, que estavam paralisadas devido às medidas para conter o avanço da Covid-19. Nesta esteira, o Interlegis desenvolveu a partir de sua própria experiência um modelo especialmente desenhado para os legislativos locais a partir de seu Sistema de Apoio do Processo Legislativo, agora em sua versão remota. 

A primeira casa legislativa a solicitar o apoio do Interlegis na utilização do SAPL-R foi a Câmara Municipal de São José, em Santa Catarina, que recebeu treinamento no último sábado (28) e realizou sessão extraordinária nesta terça-feira (31).

Na abertura da sessão virtual, o presidente da Casa, Michel Schlemper, agradeceu o suporte tecnológico disponibilizado pela equipe do Interlegis. “Gostaria de agradecer ao Interlegis, nas pessoas do Diretor Executivo, Márcio Coimbra e do Coordenador-geral, Leonardo Gadelha, pela agilidade e presteza no apoio que têm nos oferecido, desde que solicitamos a implementação do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo Remoto para darmos continuidade às deliberações da Câmara de São José”, disse.

Schlemper fez um balanço positivo da sessão, que funcionou como projeto piloto e contou com a presença de todos os vereadores. A próxima sessão deliberativa, utilizando essa tecnologia, está marcada para esta quarta-feira (1). “É uma satisfação saber que a ação do Interlegis vai ser ampliada para as outras casas legislativas, a partir do excelente resultado alcançado hoje (31). Mais uma vez, o Senado Federal e o Interlegis estendem o braço parceiro e municipalista, que a Câmara Municipal e a população de São José reconhecem e agradecem”, concluiu.

O Diretor Executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, destacou a importância da união entre diversos setores do Senado no processo de implementação desta tecnologia.

“Diversos setores do Senado Federal se uniram para dar sequência ao trabalho de um parlamento ativo e democrático, mesmo em situações adversas como a que vivenciamos hoje.  E, por meio do Interlegis, vamos levar o que há de mais moderno para as casas legislativas brasileiras. Assim, nós fortalecemos a democracia, garantindo o funcionamento dos parlamentos diante de situações inesperadas como a pandemia da Covid-19”, ressaltou Coimbra.

 Como Solicitar

As Câmaras Municipais e as Assembleias Legislativas já podem solicitar ao Interlegis, pelo e-mail: suporte@interlegis.leg.br, a instalação do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo Remoto e o treinamento de suas equipes. O pré-requisito é que a Câmara Municipal já possua o Acordo de Cooperação Técnica com o Interlegis.