Dia Mundial do Meio Ambiente: oficina do Interlegis fomenta debate sobre sustentabilidade

Inaugurada em 2018, oficina Câmaras Verdes sensibiliza Casas Legislativas sobre a importância da responsabilidade socioambiental na administração pública

 

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, traz reflexões sobre o papel da sociedade na preservação da natureza e de seus recursos. Esse é o tema das Oficina Interlegis de Câmaras Verdes que, desde 2018, capacitam servidores e gestores públicos de diversas casas legislativas brasileiras.

Em dois dias, os participantes das oficinas revêem a importância da responsabilidade socioambiental nas atividades das câmaras e das assembleias legislativas. Noções gerais de sustentabilidade, Plano de Logística Sustentável (PLS), acessibilidade e construções sustentáveis são alguns dos temas abordados durante o curso. Ao todo, 452 pessoas de 59 casas legislativas já foram capacitadas no treinamento.

O instrutor da oficina, Mário Viggiano, Assessor Legislativo do Senado Federal, destaca a necessidade de conscientizar sobre a forma de comprar, contratar e consumir das câmaras legislativas.

- Uma mesma oficina recebe inscrições de servidores de outras casas legislativas da região, o que mostra que a esfera pública busca conhecimento sobre esse tema - conclui Mário.

Inaugurada em 2018, oficina Câmaras Verdes sensibiliza Casas Legislativas sobre a importância da responsabilidade socioambiental na administração pública

Parcerias

Em novembro de 2019, durante o 11º Encontro Nacional do GITEC – Engitec/Interlegis, sobre Tecnologia da Informação aplicada ao Poder Legislativo, o coordenador legislativo da Câmara Municipal de Franca (SP) Carlos Eduardo Evangelista apresentou os bons resultados que a parceria com o Interlegis proporcionou para a câmara.

Carlos contou que após a oficina de Câmaras Verdes em Franca, em janeiro de 2019, a Câmara aderiu à Rede Legislativo Sustentável – uma parceria entre o Tribunal de Contas da União (TCU), Senado Federal e a Câmara dos Deputados para intercâmbio de práticas e desenvolvimento de ações voltadas à gestão sustentável.

Desde então, ações como o plantio de árvores frutíferas na área externa, a contratação de uma coleta seletiva sustentável e a substituição do sistema de iluminação por lâmpadas LED – que consomem menos energia elétrica – , foram algumas das ações que ocorreram na câmara municipal.

- A parceria com o Interlegis fomentou nossa busca por maneiras criativas de contribuir com o desenvolvimento sustentável da nossa região. São ações que parecem mínimas, mas que se todos aderirem, o planeta só tem a ganhar – destacou Evangelista.

Conferência de Estocolmo

“O Homem e o Meio Ambiente” foi o tema da Conferência das Nações Unidas em Estocolmo, na Suécia, em 5 de junho de 1972, onde surgiu o primeiro debate público sobre a preservação da natureza, levando em consideração o esgotamento dos recursos naturais à medida em que o modelo de desenvolvimento capitalista era instituído na sociedade.

A Organização das Nações Unidas (ONU) instaurou o Dia Mundial do Meio Ambiente na data da conferência como forma de estimular mudanças de atitudes individuais e coletivas. A ideia é conscientizar globalmente sobre iniciativas que defendam o meio ambiente e diminuam o consumo de recursos naturais.

A Oficina de Câmaras Verdes, assim como todas as oficinas presenciais do Interlegis, voltará a ser ofertada após o fim do isolamento social em decorrência da pandemia da Covid-19. Continue acompanhando o Interlegis pelo Portal e nas redes sociais para saber novas datas das oficinas.

Júlia Zouain, sob supervisão de Milena Galdino.