E-democracia mudou o trabalho das casas legislativas na pandemia

Durante o webinar Transformação Digital no Legislativo, nessa terça-feira (9), o coordenador geral do Interlegis, Luís Fernando Machado, avaliou o Portal e-Democracia como uma ferramenta indispensável na manutenção da transparência do Legislativo. A plataforma do Interlegis é usada nas casas legislativas em todo o Brasil.

- O e-Democracia é como uma ágora (praça) virtual, onde os cidadãos interagem diretamente com os parlamentos, são informados  sobre as proposições legislativas e participam de debates e proposições de leis - explicou no debate promovido pela organização Bússola Tech com apoio do Senado Federal.

De acordo com ele, com a pandemia do Covid-19, o e-Democracia  tornou-se um aliado na luta contra a desinformação e a favor da transparência nas câmaras municipais e assembleias legislativas.

O diretor do BrazilLAB, Guilherme Dominguez, e a consultora da Patri - Políticas Públicas, Catarina Corrêa, também participaram do webinar sobre o processo de transformação digital das casas legislativas subnacionais, do terceiro setor e da iniciativa privada. O mediador foi o CEO da Bússola Tech, Luís Kimaid.

Os especialistas avaliaram que as mudanças provocadas pela pandemia tendem a permanecer nas rotinas das casas legislativas mesmo após o período do distanciamento social. Entre as principais está o sistema de votações nas casas legislativas, que acontecem em plataformas de softwares livres como o SAPL-R, do Senado.

- O distanciamento social trouxe uma aproximação virtual nunca vista na rotina das casas legislativas e esse fenômeno tende a continuar. Nós temos agora essa possibilidade de ter as sessões remotas, principalmente se forem realizadas nos finais de semana e feriados, como acontece no Congresso Nacional – explicou Machado.

Júlia Zouain, sob supervisão de Milena Galdino