Em meio à pandemia, Interlegis trabalha para implementar oficinas à distância

Ferramenta vai evitar encontros presenciais, respeitando às medidas de contenção da Covid-19

Antes mesmo do anúncio da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre o status de pandemia da Covid-19 e das medidas de prevenção anunciadas pelo Ministério da Saúde e pelo presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, o Interlegis já havia iniciado uma parceria com o Conselho Federal de Administração (CFA) para a produção de conteúdo online,que vai possibilitar o acesso das Casas Legislativas ao ensino à distância.

O Diretor Executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, foi recebido, no início de março, pela coordenadora da CDI/CFA, Renata Costa, e pelo coordenador da Câmara de Gestão Pública do CFA, Rodrigo Neves, que colocaram a estrutura do Conselho à disposição do Interlegis para a gravação das oficinas.

Esta solução vai ao encontro de medida semelhante, que começa a ser adotada na próxima semana no Senado Federal, de discussão e votação remota de matérias consideradas urgentes para evitar as sessões presenciais no Plenário e nas Comissões. O sistema vai permitir que os debates entre os parlamentares sejam feitos com a utilização de áudio e vídeo.

Para o Diretor Executivo do Interlegis todas as medidas necessárias para conter o avanço da Covid-19 estão sendo adotadas. “É importante estarmos atentos e seguirmos todas as medidas de prevenção à doença. Fazemos isso com tranquilidade e sem alarmismo. Passado o período de contenção de riscos, vamos dar início às gravações para oferecermos a modalidade à distância das nossas oficinas”, explicou o diretor.

Além da prevenção à Covid-19, Márcio Coimbra ressaltou a relevância de produzir as Oficinas Interlegis também em formato EAD para que um número maior de servidores sejam capacitados em diversos temas com o objetivo de aperfeiçoar a qualidade do trabalho das casas legislativas.

“O Interlegis é referência na modernização do Legislativo e na disseminação de conhecimento. É natural que, neste cenário de agilidade no envio de informações com tecnologias cada vez mais avançadas possamos oferecer às Casas Legislativas a facilidade da realização das oficinas à distância. O conteúdo, oferecido gratuitamente pelo Interlegis, melhora a percepção da sociedade com respeito à transparência e eficiência das casas, além de qualificar os servidores e o próprio mandato parlamentar”, concluiu Coimbra.