Escola de Governo do Senado encerra Curso de Defesa Nacional com diplomação on-line

Promovido com a Escola Superior de Guerra do Ministério da Defesa (ESG), o curso começou em setembro e diplomou 48 alunos.

08/12/2020

Promovido com a Escola Superior de Guerra do Ministério da Defesa (ESG), o curso começou em setembro e diplomou 48 alunos.

A primeira turma do curso de extensão “A Defesa Nacional e o Poder Legislativo” foi encerrada, na última segunda-feira (7), com a cerimônia de formatura virtual pela plataforma de videoconferência Teams.

Entre as autoridades presentes na diplomação, estavam Márcio Coimbra, Diretor-Executivo do Interlegis/ILB; Wladmilson Borges de Aguiar, Almirante de Esquadra e Comandante da ESG; e Carlos André Alcântara Leite, General de Divisão e Comandante do campus Brasília da ESG.

O representante dos alunos civis na cerimônia foi Edilson Holanda, secretário-executivo da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados. Segundo ele, a responsabilidade pela Defesa Nacional deve ser atribuída a todos.

— O senso comum aponta, quase sempre, para as Forças Armadas como sendo as únicas instituições com a finalidade de prover o braço armado da sociedade. Não é menor a responsabilidade de todos os cidadãos pela Defesa Nacional, uma vez que a sobrevivência do Estado e da própria sociedade exige o empenho de todos — afirmou Edilson.

O militar Sérgio Lomba Pereira, aluno do curso, ressaltou a importância do conhecimento adquirido para a prática de Defesa Nacional, no âmbito do Poder Legislativo.

— A jornada, coroada hoje, foi de intenso aprendizado. Depois das dez semanas de curso, cada um de nós encontra-se mais preparado para poder assessorar nossos chefes e parlamentares sobre projetos em trâmite no Congresso Nacional referentes à temática de Defesa Nacional — avaliou.

Para a aluna Ana Paula Holsback, auxiliar parlamentar no Senado Federal, a diplomação reforçou a magnitude do curso.

— Mesmo sendo uma cerimônia virtual, nesta formatura não faltou emoção, até as palmas entre os alunos puderam ser emitidas pelo grupo privado deste curso, via WhatsApp. Em um curso com quatro fases, sendo a última a apresentação de um TCC em grupo, precisávamos de uma comemoração como essa — relatou a aluna.

O diretor-executivo do Interlegis/ILB, Márcio Coimbra, agradeceu aos alunos e professores por concluírem a capacitação. Para ele, este é o início de uma parceria fundamental para o Brasil.

— Nossas instituições são indispensáveis para que tenhamos sempre uma democracia fortalecida em nosso país. Este é apenas o primeiro passo de uma parceria estratégia entre Senado Federal e Forças Armadas que renderá muitos frutos importantes para a república — concluiu Coimbra.

Para conhecer melhor sobre esse e outros cursos oferecidos pelo Interlegis/ILB, por meio da Escola de Governo do Senado, acesse interlegis.leg.br e siga as redes sociais.