Interlegis lança Oficina Câmaras Verdes com aulas ao vivo

A oficina, que aborda a sustentabilidade no Poder Legislativo era realizada apenas presencialmente, desde 2018, e é a oitava Oficina Interlegis adaptada para o formato à distância, desde o início da pandemia da COVID-19.

19/10/2020

Arte_Câmaras Verdes.jpeg

Estão abertas as inscrições para a nova Oficina Interlegis com aulas ao vivo: Câmaras Verdes. Voltada para servidores e gestores públicos de casas legislativas, o objetivo é possibilitar uma reflexão sobre o papel da sociedade na preservação da natureza e de seus recursos. Esta é a oitava Oficina Interlegis adaptada para o formato à distância, desde o início da pandemia da COVID-19.

A primeira turma contará com 30 vagas e as aulas acontecerão nos próximos dias 26 e 27 de outubro, com duração de duas horas diárias, das 14h às 16h. O conteúdo da Oficina inclui o passo a passo para a elaboração do Plano de Logística Sustentável (PLS), ferramenta de gestão criada para sistematização das ações de responsabilidade socioambiental das Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas.

O PLS é organizado por eixos temáticos sobre gestão de água, energia, resíduos sólidos, compras e contratações de natureza sustentável, deslocamento de pessoal e qualidade de vida no ambiente de trabalho.

A instrutora Danielle Abud Pereira, que irá ministrar a oficina, destaca a experiência do Senado com a ferramenta.

- O Senado Federal adotou o Plano de Logística Sustentável em 2015 e os resultados da iniciativa têm contribuído para estimular outros órgãos do Legislativo a implementarem o plano como instrumento de gestão - disse.

Para o diretor-executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, o trabalho sustentável na administração pública deve ser incentivado e bem orientado.

- Desde 2018, a Oficina Interlegis Câmaras Verdes percorre o Brasil para capacitar servidores estaduais e municipais em sustentabilidade na administração pública. O processo de transformação paradigmática para uma gestão mais sustentável é valioso para o desenvolvimento do país, na medida em que diminui custos, otimiza processos e recursos e, consequentemente, preserva o meio ambiente – enfatizou Coimbra.

Para se inscrever na Oficina Interlegis de Câmaras Verdes, clique aqui.