Interlegis lança programa de mentoria para servidoras do Senado

Diretora-Geral do Senado, Ilana Trombka avalia que a iniciativa soma-se aos destaques positivos para as políticas de equidade da Casa.

07/10/2020

Estão abertas as inscrições para o curso ‘Mentoria de Liderança para Servidoras Públicas’, voltado para servidoras do Senado Federal que ocupem ou tenham interesse em ocupar cargos de liderança da câmara alta. A iniciativa se dá por meio da Diretoria-Geral e da Escola de Governo do Senado Federal.

Diretora-Geral do Senado, Ilana Trombka frisou a importância de serem fornecidos subsídios que busquem reparar o contexto histórico de desigualdade entre os gêneros.

— O Programa de Mentoria de Liderança para Servidoras Públicas é mais uma iniciativa do Senado Federal na direção das equidades. É muito importante escutar, formar e auxiliar todos aqueles e aquelas que queiram se dedicar em postos de maior responsabilidade para a Instituição, e sabemos que há um histórico que faz com que as mulheres ocupem menos postos de liderança — explicou.

A turma piloto, marcada para acontecer entre 20 de outubro e 8 de dezembro, será composta por até oito mulheres.

— Esse primeiro curso nos trará muitas reflexões para que os próximos possam ser ainda melhores e para que o Senado continue sendo um enorme destaque nas políticas de equidade — completou Ilana.

As aulas serão remotas, via Plataforma Teams, e acontecerão nos dias 20 e 27 de outubro, 3, 10, 17 e 24 de novembro e 1º e 8 de dezembro, das 9h30 às 11h. No início do programa, será feito um diagnóstico de perfil comportamental e habilidades de liderança das participantes e, após a mentoria, o mesmo diagnóstico será refeito para verificar os resultados alcançados.

A mentoria irá promover debates para auxiliar o desenvolvimento profissional e dar suporte e direcionamento à servidora, visando melhorar sua performance e qualidade de vida no trabalho. A facilitadora do Programa, Cláudia Nogueira, servidora do Senado há 28 anos, explica o motivo do curso ser voltado para mulheres.

— O curso é focado em mulheres com o intuito de ajuda-las a se sentirem fortalecidas, preparadas para assumir posições de lideranças, seguras em sua atuação, com satisfação pelos resultados que alcançarem e com orgulho da importância do que fazem. É possível aprender a se tornar uma líder observando o que outras líderes excelentes fizeram antes de você e criando os seus próprios comportamentos e recursos — afirma a mentora.

O equilíbrio de gênero em cargos de liderança na Casa também é outro ponto que contribui para o recorte do Programa. Segundo o Atlas do Estado Brasileiro de 2017, a desigualdade entre os sexos no setor público decorre, essencialmente, do fato de as ocupações e carreiras com menor remuneração ter maioria feminina. Nos cargos da média e alta administração federal, as mulheres são minoria em quase todos os ministérios.

A iniciativa, segundo o diretor-executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, é um elemento importante nos instrumentos de capacitação no Poder Legislativo.

— O papel da mulher na política e na sociedade tem sido tema de amplos debates nos últimos tempos. Este ano o mundo pode acompanhar casos promissores de líderes femininas na tomada de decisões para a contenção da pandemia de Covid-19 em seus países. Fenômenos como esse evidenciam a necessidade de abrir maiores caminhos no setor público brasileiro — expressou Coimbra.

As inscrições vão até o dia 15 de outubro. Inscreva-se aqui.

Mentoria de Liderança para Servidoras Públicas

Inscrições – 5 a 15 de outubro

Realização do curso - 20 de outubro a 08 de dezembro

Dias 20/10, 27/10, 3/11, 10/11, 17/11, 24/11, 1/12 e 08/12

Horário do Curso - 9h30 às 11h

Carga horária - 12h/a

Plataforma - Teams

Informações - Coordenadores do curso: Stela - ramal 1492; Airton - ramal 2068