Jornalistas internacionais falam sobre liberdade de imprensa em webinar do Interlegis

Info_Webinar.jpeg

O Intelegis promoverá nesta sexta-feira (5) o webinar Imprensa e Democracia – A Liberdade de Informar. O debate reunirá jornalistas de vários países na plataforma "Zoom" a partir das 13h30.

O encontro será aberto pelo senador e jornalista Lasier Martins (Podemos-RS), pela presidente do Instituto Mundial para as Relações Internacionais (IR.wi), Carolina Valente, e pelo diretor do Interlegis, Márcio Coimbra.

O primeiro painel terá a participação do advogado e ativista pela liberdade de imprensa em Hong Kong Wilson Leung e dos jornalistas Can Dündar, da Turquia, e Chang Ping, da China.

Ping é escritor e foipremiado com o Human Rights Press Awards de Hong Kong (2014) e com o International Press Freedom Award do Canada (2016). Já o turco Dündar é colunista e documentarista exilado na Alemanha. Ele era editor-chefe do jornal Cumhuriet quando foi preso, há cinco anos, por revelar que o serviço secreto da Turquia armava grupos islâmicos rebeldes na Síria.

América do Sul

A partir das 16 horas o webinar trará outros três jornalistas para falar especificamente da liberdade de imprensa na América do Sul: o jornalista investigativo, radialista e escritor argentino Jorge Lanata; e os venezuelanos Ewald Scharfenberg, fundador e editor do site venezuelano de jornalismo investigativo armando.info, e Luz Mely Reyes, co-fundadora do jornal indepentente Efecto Cocuyo. 

Lanata é o fundador do jornal argentino Página 12, que foi alvo de atentados a bomba antes da venda para o Clarín. Ewald Scharfenberg, por sua vez, é colunista da edição brasileira do diário espanhol El País. Ele é exilado na Colômbia por fazer oposição ao governo de Nicolás Maduro.

O webinar será mediado pelo jornalista Guilherme Waltenberg, editor de política do site de notícias Metrópoles. O acesso ao webinar será feito por meio do portal e-cidadania: https://www12.senado.leg.br/ecidadania