Live do Interlegis sobre Solenidades de Posse reúne público em busca de informações sobre a cerimônia em tempos de pandemia

Cerca de 100 pessoas estiveram conectadas ao vivo para aprender sobre protocolos e etiquetas para as solenidades de posse que irão ocorrer em janeiro de 2021.

27/10/2020

Cerca de 100 pessoas estiveram conectadas ao vivo para aprender sobre protocolos e etiquetas para as solenidades de posse que irão ocorrer em janeiro de 2021.

A Live “Solenidade de Posse: organização, cerimonial e protocolo” foi transmitida pelo Instagram do Interlegis nessa terça-feira (27) e reuniu mais de 100 pessoas de diversas regiões do país, em busca de informações sobre as solenidades de posse de prefeitos e vereadores, que serão realizadas no dia 1º de janeiro de 2021.

O diretor-executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, conversou com o coordenador de Gestão de Eventos do Senado Federal, Herivelto Ferreira. Servidor do Senado há nove anos, ele participou da organização das solenidades de posse do presidente Jair Bolsonaro e dos ex-presidentes Dilma Rousseff e Michel Temer.

Coimbra iniciou a conversa perguntando sobre as diferenças entre cerimonial, protocolo e etiqueta. Herivelto desmistificou a questão.

– O cerimonial moderno busca a praticidade, economia e organização de uma solenidade para a devida condução do evento. Os protocolos são as normas que precisam ser seguidas, pois dizem como as etapas devem ocorrer. A etiqueta é a conduta que direciona como as pessoas precisam se comportar para que não haja constrangimentos – explicou.

Segundo Herivelto, o planejamento para uma solenidade com esse nível de importância deve começar com, no mínimo, um ano e meio de antecedência. A organização é dividida em quatro etapas.

– As cerimônias de posse são divididas em quatro eixos: a gestão de convidados, que cuida da parte da escolha dos convidados e envio dos convites; a gestão do receptivo, que trabalha na recepção e direcionamento desses convidados; a gestão da imprensa, que organiza a cobertura e dá acesso aos jornalistas; e a gestão da infraestrutura, que cuida das questões financeiras como o planejamento orçamentário para a estrutura, contratação das equipes terceirizadas e possíveis reformas necessárias para a realização do evento - ressaltou.

Perguntado sobre os imprevistos e as adversidades que podem ocorrer durante uma solenidade de posse, ele falou sobre a importância de escolher interlocutores para liderar as equipes responsáveis por cada etapa da organização.

- Quando surgir uma adversidade, o que é comum em eventos do porte das solenidades de posse, é importante que haja um líder para direcionar a equipe e não seja desautorizado por ninguém. É dele a tomada de decisões. Para não ser pego de surpresa em qualquer situação, a equipe da organização deve conhecer o perfil das autoridades presentes, o trajeto que será feito desde a chegada ao local da solenidade e o mapa de setores reservados aos convidados e imprensa  - revelou.

Como as posses de prefeitos e vereadores serão realizadas em meio à pandemia da Covid-19, o coordenador espera que protocolos como o uso de máscaras, o respeito ao distanciamento e o número reduzido de pessoas sejam respeitados.

- É importante que todas as informações necessárias estejam no convite para que o convidado não tenha como dizer que não foi avisado. Essas especificidades poderão vir escritas em anexo ou como um apêndice com orientações de segurança sanitária - enfatizou.

O diretor-executivo, Márcio Coimbra, informou que o Interlegis irá realizar outras ações para descomplicar ainda mais o tema para os servidores de casas legislativas.

- A equipe de Gestão de Eventos do Senado Federal é uma grande parceira do Interlegis na capacitação dos municípios para as solenidades de posse. Portanto, vamos voltar a abordar esse tema por meio de oficinas ou cursos com aulas ao vivo, em novembro e dezembro. E a Live Interlegis irá continuar trazendo assuntos de interesse dos servidores de casas legislativas, que podem enviar sugestões para os próximos encontros – destacou Coimbra.

Clique aqui e assista a íntegra da Live. Acompanhe o Interlegis nas redes sociais e saiba mais sobre os produtos e serviços ofertados gratuitamente para as Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas.