Live Momento Político destaca importância da imprensa livre e profissional para a democracia

O jornalista Diego Casagrande criticou governos autoritários e analisou os desafios do jornalismo para a manutenção e fortalecimento da democracia no Brasil.

O jornalista Diego Casagrande criticou governos autoritários e analisou os desafios do jornalismo para a manutenção e fortalecimento da democracia no Brasil.

29/10/2020

O diretor-executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, recebeu na Live “Momento Político” dessa quinta-feira (29) o jornalista Diego Casagrande. Durante a conversa, ele destacou a importância da liberdade de expressão para a democracia, analisou a forma como governos autoritários lidam com a imprensa e contou situações vivenciadas que o tornaram um militante pela liberdade de opinião dos jornalistas e da sociedade.

Autor do livro "Vanguarda do Atraso - Ameaças à liberdade de expressão durante o governo do PT no Rio Grande do Sul", Casagrande criticou governos que vão na contramão da liberdade de expressão da imprensa.

- Naquela época, houve situações em que eu ia para coletivas do governo e, quando fazia uma pergunta que destoava, os líderes ficavam extremamente injuriados, como se fosse um crime discordar. Comecei a questionar essa forma de o governo se relacionar com a imprensa, tentando liquidar todos os pensamentos diferentes deles – relembrou.

Ele afirmou que o clima hostil com os jornalistas independe de partidos políticos pode ser observado, ainda hoje, nas redes sociais e em entrevistas com lideranças políticas.

- A imprensa livre incomoda governos e governantes autoritários, que tendem a não aceitar o contraditório. Não aceitam conviver com jornalistas que fogem do script proposto por suas assessorias de imprensa, mas não existe democracia sem uma imprensa livre e profissional – destacou.

Liberdade de expressão e democracia são assuntos presentes em eventos do Interlegis, braço do Senado Federal que trabalha para a modernização e integração do legislativo brasileiro, além de ser um think tank, centro de debates e produção de discussões de temas que ressoam no país. 

Para o diretor-executivo, Márcio Coimbra, o assunto é relevante para a atual e para as futuras gerações. 

- Assim como a política e a liberdade de expressão caminham lado a lado na construção e no fortalecimento de sistemas democráticos, entendo que o jornalismo e a democracia dependem um do outro para existirem. Sendo binômios essenciais para a sociedade, no presente e no futuro, precisam estar sempre em evidência – concluiu Coimbra.

Confira as datas e os convidados das próximas edições da Live “Momento Político” nas redes sociais do Interlegis.