Oficinas e cursos do Interlegis à distância já capacitaram mais de 750 alunos entre os meses de março e junho

Desde o início da pandemia, o Interlegis trabalha na implementação de oficinas e cursos no formato on-line para atender às recomendações de isolamento social.

16/07/2020

O Interlegis, braço do Senado Federal na integração e modernização do legislativo, tem trabalhado para continuar atendendo às Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas, respeitando o distanciamento social imposto pela pandemia da Covid-19.

Desde março, a oferta de webinares, lives, oficinas e cursos à distância, tem possibilitado a disseminação do conhecimento legislativo. As Oficinas Interlegis à distância já capacitaram 586 servidores e colaboradores de casas legislativas de todo o país. 

O Diretor Executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, atribui esse alcance à necessidade de adaptação das organizações neste período de pandemia. 

“Estamos vivendo o que tem sido traduzido como o ‘novo normal’ e, neste cenário, buscamos dar continuidade as ações do Interlegis, adaptando nossos produtos e serviços para o formato à distância. Nossas oficinas de capacitação, antes ofertadas apenas presencialmente, agora são disponibilizadas na modalidade on-line e a demanda aumentou de forma considerável”, explica Coimbra. 

Oficinas

O Sistema de Apoio ao Processo Legislativo Remoto (SAPL-R) foi o primeiro treinamento realizado virtualmente para possibilitar a continuidade das atividades legislativas nas Câmaras Municipais, de forma remota.

Desde seu lançamento, no início da pandemia do Covid-19, o SAPL-R foi implementado em mais de 200 Câmaras Municipais.

No início de junho, o Interlegis inovou com a oferta de suas oficinas na modalidade à distância. Foi o caso da Oficina de SAPL 3.1 (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo). 

Inaugurada em junho, a Oficina está com inscrições abertas para a quarta turma, marcada para começar no dia 27 de julho (Inscreva-se aqui)

Pedro Ivo Gonçalves, servidor da Câmara Municipal de Cruzeta (RN), que participou da terceira turma da oficina de SAPL 3.1, conta que a capacitação e implementação de ferramentas tecnológicas à distância inovaram os processos de trabalho na casa legislativa em que atua, trazendo excelentes resultados. 

“Todas as Câmaras Municipais devem explorar os diversos produtos e serviços que o Interlegis disponibiliza. Essa experiência resultou no aperfeiçoamento e na modernização da nossa rotina no parlamento municipal”, ressaltou Pedro.

O servidor do Interlegis, Josiel Pinto Magrini, que é instrutor da oficina de SAPL 3.1 virtual, relata que o conteúdo on-line, aplicado por meio de videoconferência, é igual ao presencial, com adaptações que atendam às necessidades dos alunos.

“As aulas abordam a rotina de debates e votações, tipos de matérias legislativas e tramitação dos projetos. Sempre compartilho minha tela para facilitar o treinamento individual. Ao final da aula, aplicamos um questionário para reforçar o conteúdo”, explicou o instrutor.

O Papel do Vereador

Outro curso lançado no formato à distância é o Papel do Vereador. Em ano de eleições municipais, o curso já está na quarta edição e tem grande procura. O treinamento é disponibilizado na plataforma Saberes – ambiente virtual de aprendizagem do Interlegis. 

O público é composto por pré-candidatos a vereador, parlamentares e cidadãos, que buscam conhecer mais sobre as funções do parlamentar municipal e as formas de fiscalização do seu mandato. Entre os meses de março e junho, 184 pessoas já foram certificadas.

No chat da plataforma, comentários positivos sobre o curso ressaltam a qualidade e o bom aproveitamento das aulas. A aluna Maria Cristina Ferreira, de São Paulo (SP), registrou a importância do curso para o aprendizado de grande parte dos cidadãos.

“Acredito que grande parte da população não faça ideia das atribuições dos vereadores, o que dificulta a atuação do parlamentar, pois seus eleitores ficam esperando apenas um serviço de assistencialismo”, escreveu Maria Cristina.

Para saber mais sobre os cursos e oficinas ofertados gratuitamente pelo Interlegis, clique aqui.

 

Júlia Zouain, sob supervisão de Eny Monteiro.