Aula Magna com senador Izalci marca início da pós em Orçamento Público

Pela primeira vez, um curso de pós-graduação da Escola de Governo do Senado poderá ter participantes de todo o país.

Com uma aula ministrada pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF) nessa segunda-feira (12) e transmitida ao vivo pelo canal do Interlegis no YouTube, teve início o curso de pós-graduação lato sensu em Orçamento Público, oferecido pela Escola de Governo do Senado/ILB. Na ocasião, Izalci reforçou a importância de se estudar o assunto desde cedo.

 —  Em vez de falar tecnicamente, vou usar linguagem bem simples. O Orçamento é fundamental. As pessoas precisam entender que quando abastecemos o carro, quando acendemos uma luz, metade do que pagamos vai para impostos. Hoje, infelizmente, nossas crianças, nossos jovens, não sabem que os instrumentos públicos que temos vêm de recursos nossos, impostos. Deveriam aprender isso na escola — explicou o senador.

Na abertura do evento, o diretor-executivo do Interlegis/ILB, Márcio Coimbra, reconheceu a importância do Orçamento como instrumento de gestão e a necessidade de conhecimento especializado nessa área.

 — A complexidade da situação fiscal no Brasil, ainda mais por conta da pandemia, exige profissionais cada vez mais qualificados para lidarem com o desafio das contas públicas ao longo dos próximos anos. O tema Orçamento Público tem relação com a estabilidade econômica, a transparência na gestão dos recursos e com a própria democracia brasileira — avaliou Coimbra.

 Além dos 50 estudantes regulares, servidores do Senado e de instituições parceiras - Câmara dos Deputados, Tribunal de Contas da União, Câmara Legislativa do Distrito Federal e Ministério da Defesa - nesta edição foram disponibilizadas 35 vagas para alunos especiais de qualquer parte do país. Segundo o coordenador de Educação Superior do Interlegis/ILB, Floriano Filho, a modalidade a distância possibilitou a inovação.

 — Desta vez, estamos indo além. Demos um passo importante para levar conhecimento de alto nível aos quatro cantos do país. Publicamos um edital para permitir que servidores de todo o Brasil possam concorrer a vagas em até duas disciplinas do curso — afirmou.

As vagas para alunos especiais irão contemplar empregados públicos ou servidores municipais, estaduais e federais. As inscrições estão abertas pelo link  http://bit.ly/posorcamentopublico2021.