Capacitação de vereadores e assessores em temas do Legislativo municipal marcam a semana do Interlegis

Parlamentares dos estados de São Paulo e do Ceará receberam o Treinamento Conhecimento Legislativo sobre o papel do vereador.

Treinamento Campinas Itaiçaba

Os vereadores e assessores das Câmaras Municipais de Campinas (SP) e de Itaiçaba (CE) foram capacitados pelo Interlegis no Treinamento Conhecimento Legislativo sobre o papel do vereador, nos dias 2 e 4 de março.

A Câmara Municipal de Itaiçaba (CE) recebeu o treinamento nessa quinta-feira (4). O coordenador-geral do Interlegis, Luis Fernando Machado, foi o instrutor do curso, realizado de forma remota. Ele destaca a importância da tecnologia para a continuidade das ações do Interlegis para as Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas, neste período de pandemia.

A transformação digital possibilitou mais um evento a distância do Interlegis para colaborar com a modernização e capacitação do Legislativo brasileiro. Sinto-me honrado com mais esta ação propositiva do Senado Federal — afirmou.

O presidente da Câmara Municipal de Itaiçaba (CE), Antoniel Holanda, enalteceu a iniciativa do Interlegis.

Agradeço a disponibilidade do Interlegis em realizar o curso para aperfeiçoamento do trabalho parlamentar. O treinamento, ministrado com maestria, vai permitir a qualificação dos vereadores e servidores da nossa Câmara e a melhoria do atendimento à população — disse o vereador.

Na terça-feira (2), 38 alunos da Câmara Municipal de Campinas (SP) participaram da capacitação. A solicitação do treinamento foi feita pela coordenadora pedagógica da Escola do Legislativo de Campinas, Danielle Balloni, que elogiou o conteúdo apresentado.

O treinamento foi excelente. Os conteúdos foram expostos com muito domínio, clareza e exemplos práticos. Tenho certeza de que foi muito válido para o aprendizado de todos — afirmou.

A importância da Lei Orgânica e do Regimento Interno foram alguns dos temas abordados durante todo o dia. A consultora de orçamento do Senado, Helena Assaf, foi instrutora da disciplina “Lei de Responsabilidade Fiscal e Peças Orçamentárias”. Ela ressalta a importância da capacitação ofertada gratuitamente pelo Interlegis.

Levar esse conhecimento aos vereadores, que iniciaram o mandato em janeiro deste ano, e aos assessores é extremamente necessário. O orçamento público é um instrumento imprescindível e fundamental de planejamento e gestão pública. É peça basilar para subsidiar a função constitucional da Câmara Municipal de fiscalização do Poder Executivo — explicou a instrutora.

Para o diretor-executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, o treinamento sobre o papel do vereador tem informações indispensáveis para que os representantes do Legislativo apresentem resultados positivos para a população brasileira.

Junto com o voto, os eleitores depositam nas urnas a esperança de um futuro melhor para o seu município, para o seu estado e para o país. Por isso, é essencial entender o papel de cada um dos representantes com cargo eletivo. É com informação que fortalecemos a democracia e contribuímos para a melhoria da qualidade do Legislativo e da atuação política — avaliou Coimbra