Interlegis realiza Treinamento Conhecimento Legislativo para vereadores de Santa Catarina

Lei Orgânica, Regimento Interno, Peças Orçamentárias, Lei de Responsabilidade Fiscal e o Papel do Vereador foram alguns dos temas abordados no treinamento, nessa quarta-feira (27).

Treinamento AVEVI

O Interlegis realizou, em parceria com a AVEVI - Associação de Câmaras e Vereadores do Vale de Itapocu (SC), o Treinamento Conhecimento Legislativo para vereadores e assessores de Câmaras Municipais daquela região. Lei Orgânica, Regimento Interno, Peças Orçamentárias, Lei de Responsabilidade Fiscal e o Papel do Vereador foram os temas abordados durante todo o dia, nessa quarta-feira (27), pela plataforma de videoconferência Zoom.

De acordo com o presidente da AVEVI, vereador Lairton Muller, da Câmara Municipal de Corupá (SC), o treinamento vai contribuir com a atuação dos vereadores no compromisso com a vereança.

Na minha percepção, ficou claro que os vereadores querem sempre acertar. E a participação dos vereadores em primeiro mandato mostra o quanto estão comprometidos. Isto é louvável — afirmou.

Pela manhã, os temas abordados foram “O Papel do Vereador”, ministrado pelo coordenador-geral do Interlegis, Luís Fernando Pires, e “Cerimonial no Ambiente Legislativo”, com o servidor do Senado Federal, Francisco Biondo. No período da tarde, a consultora de Orçamentos, Fiscalização e Controle do Senado, Helena Assaf, falou sobre “A Importância da Lei Orgânica e do Regimento Interno” e “Lei de Responsabilidade Fiscal”.

O verador Alfredo Gramm Sobrinho, da Câmara Municipal de Corupá (SC), está em seu primeiro mandato e elogiou a capacitação, ofertada gratuitamente pelo Interlegis.

Todo conhecimento adquirido nos abre novas possibilidades de desempenhar ainda melhor o nosso trabalho e, consequentemente, de contribuir ainda mais com a população. Os temas abordados foram essenciais para a minha atuação — explicou o vereador.

Já o vereador Nilson Bylaardt, de Guaramirim (SC), que está em seu terceiro mandato e já foi prefeito do município, o Treinamento Conhecimento Legislativo foi uma oportunidade de atualização em diversos temas.

O Interlegis nos proporcionou um dia com conteúdo de qualidade, ótimos palestrantes e abordagem simples sobre temas tão complexos. Mesmo já tendo sido vereador e prefeito, senti a necessidade de me reciclar e aprender coisas novas. O treinamento, certamente, irá nortear o nosso trabalho nos próximos 4 anos — ressaltou.

O diretor-executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, destacou a importância do treinamento para os vereadores.

O Treinamento Conhecimento Legislativo é uma nova modalidade de capacitação, sobre temas da atividade legislativa. Com a renovação expressiva de cerca de 70%, dos representantes do Legislativo municipal, levar esse conhecimento tem sido fundamental para auxiliar e aperfeiçoar a atuação dos parlamentares”, afirma Coimbra.

Para solicitar o treinamento, basta enviar, via email, um ofício do presidente da Câmara Municipal para a Diretoria-Executiva do Interlegis: interlegis@senado.leg.br