Ações de capacitação em Políticas Públicas ofertadas pela Escola de Governo do Senado foram apresentadas em Seminário Internacional

Evento foi realizado pela Câmara dos Deputados em parceria com a Aslegis, Alesfe e Sindilegis.

04/12/2020

Luis Fernando_Seminário.jpg

Nesta sexta-feira (4), o Interlegis/ILB foi representado pelo coordenador-geral, Luis Fernando Machado, no Seminário Internacional “O Papel do Legislativo na Avaliação de Políticas Públicas”, promovido para provocar uma reflexão a respeito do atual cenário de restrição fiscal e a busca por efetividade nas políticas públicas do Brasil. O evento foi transmitido pelo canal no Youtube da Câmara dos Deputados.

Luis Fernando compôs a mesa redonda “Formação para Avaliação de Políticas Públicas”, realizada entre 11h e 12h30. Coordenada por Ana Claudia Borges, da Consultoria de orçamentos, fiscalização e controle do Senado Federal (Conorf), a mesa também teve a participação de Diana Coutinho, da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP); Fábio Granja, do Instituto Serzedello Corrêa (ISC/TCU); e Juliana Werneck, do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (CEFOR).

O coordenador apresentou o trabalho feito pelo Interlegis/ILB, através da Escola de Governo do Senado, para capacitar servidores do Legislativo acerca desta temática, destacando as pesquisas realizadas por alunos formados nos cursos de pós-graduação latu sensu. Alguns desses trabalhos resultaram em ações posteriores dentro do Senado, como a reformulação de relatórios das proposições legislativas.

– Algumas das propostas desses trabalhos são essenciais para a formação e avaliação de políticas públicas – disse Luis.

A consultora-geral de orçamentos, fiscalização e controle do Senado, Ana Claudia, ressaltou a relevância das pesquisas apresentadas.

– A diversidade das políticas públicas avaliadas por esses trabalhos mostra a abrangência do tema e os desafios que estão pela frente. Sou testemunha do esforço do Interlegis em melhorar a oferta de capacitação que esteja próxima da realidade dos desafios legislativos quanto às inúmeras políticas que fazem parte do nosso cotidiano – enfatizou Ana.

Além de mencionar o Curso de Extensão em Contas Públicas, que está sendo realizado à distância com 57 alunos, o coordenador-geral do Interlegis/ILB destacou as ações que poderão ser realizadas no próximo ano e que estão no Plano de Capacitação do Senado Federal (PCASF).

Entre as atividades, que serão propostas pelo diretor-executivo do Interlegis/ILB, Márcio Coimbra, ao Conselho de Supervisão do Senado nesta segunda-feira (7), estão os cursos de pós-graduação em orçamento e gestão pública e o seminário internacional sobre governança e políticas públicas, entre outras demandas de servidores da casa.

Para Márcio Coimbra, o aprimoramento da qualificação do corpo funcional do Senado resulta na melhoria das atividades legislativas e administrativas e, consequentemente, no atendimento à população.

- Investir na melhoria constante da qualificação dos servidores do Legislativo é fundamental para o aperfeiçoamento do serviço que prestamos aos brasileiros com transparência e eficácia – afirmou Coimbra.