Curso do Interlegis “O Papel do Vereador” bate recorde de inscrições

No mesmo dia em que foi lançado, o curso on-line e gratuito “O Papel do Vereador” recebeu mais de 400 inscrições de todo o Brasil.

O curso “O Papel do Vereador”, oferecido de forma on-line e gratuita pelo Interlegis, fechou duas turmas com o total de 404 participantes no mesmo dia (15) em que foi disponibilizado na plataforma de ensino e aprendizagem do Interlegis, o Saberes.

A atividade é uma iniciativa do Interlegis em ano de eleições municipais para incentivar vereadores, candidatos a vereador e todos aqueles que desejam aprender mais sobre as atribuições que competem ao representante municipal no Legislativo. Para somar-se às ações de contenção à pandemia da Covid-19, o curso foi implementado em formato virtual, contribuindo para que as pessoas atendam ao apelo da Organização Mundial de Saúde (OMS), dos governos federal e estaduais de permanecer em suas casas.

Os vídeos possuem linguagem acessível e tratam de aspectos constitucionais do poder legislativo municipal, da estrutura de uma Câmara de Vereadores, de condutas éticas, direitos e deveres dos vereadores e da aplicabilidade dos princípios da administração pública no exercício do parlamentar. A apresentação do curso é feita pelo Diretor Executivo do Interlegis, Márcio Coimbra.

“A pandemia da Covid-19 mudou muitas rotinas, inclusive a atuação parlamentar. Apesar das limitações sanitárias impostas, o Interlegis seguiu trabalhando de forma remota. Idealizamos e implementamos em tempo recorde o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo Remoto (SAPL-R), que possibilita que as casas legislativas do Brasil e do exterior utilizem um aplicativo gratuito para realizar sessões deliberativas remotas. O Interlegis também intensificou as atividades de educação à distância, disponibilizando a primeira Oficina à distância, do SAPL-R, e oferecendo, neste ano em que serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, o curso, O Papel do Vereador”, explica Coimbra durante o módulo de abertura.

marcioc.jpg

Os participantes também contam com fórum interativo, vídeo aulas com exemplos práticos, chat virtual, podcast, lives nas redes sociais do Interlegis e avaliação formativa. Ao término do curso, o certificado poderá ser emitido na plataforma Saberes.

“A temática do curso atende a duas demandas. A primeira, o anseio de representantes das casas legislativas, que têm o Interlegis como a casa dos vereadores em Brasília, para que, além das nossas oficinas, houvesse um modelo de capacitação ágil, objetivo e em linguagem acessível, que possibilite a partilha, a reflexão e a discussão sobre o parlamento municipal. A segunda é uma demanda do país que, mais do que nunca, diante do cenário atual e das previsões socioeconômicas, irá precisar de candidatos e eleitores conscientes e preparados nas eleições de 2020”, avalia o Diretor Executivo do Interlegis, Márcio Coimbra.

Para o empresário Matheus Brondani, 24 anos e pré-candidato a vereador pela cidade de Dom Pedrito (RS), o curso é uma oportunidade de continuar se preparando para o cargo que pretende ocupar, mesmo durante o período de isolamento social.

“O curso é muito proveitoso para quem, assim como eu, deseja ser vereador e veio em ótimo momento, porque precisamos atender as medidas de prevenção à Covid-19, entre elas, a de ficarmos em casa”, explica o empresário.

WhatsApp Image 2020-04-16 at 11.23.06.jpg

Outra participante, Anajara Tolomini, 25, é servidora da Câmara Municipal de Querência (MT). Ela conta que se inscreveu no curso pela necessidade de manter-se atualizada. “Sou responsável pelo Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) da Câmara Municipal de Querência, por isso é muito importante aprofundar meu conhecimento nesta área e melhorar a qualidade do atendimento à comunidade do meu município”, diz ela.

 

 WhatsApp Image 2020-04-16 at 10.33.14.jpg

Novas Turmas

Devido à grande procura pelo curso, o Interlegis vai ampliar o número de vagas para atender às pessoas que não conseguiram se inscrever na primeira turma.

A Coordenadora de Planejamento e Relações Institucionais do Interlegis, Dinamar Rocha, avalia que o saldo positivo da recepção do curso é resultado do trabalho em equipe, realizado para dar continuidade às atividades do Interlegis junto ao seu público, durante a pandemia da Covid-19.

“É uma satisfação ver o empenho e o compromisso de pessoas competentes, que colocam o interesse público, o servir ao público, em primeiro lugar. Foi isso que pudemos, mais uma vez, constatar neste período de isolamento social, com toda a equipe do Interlegis trabalhando, primeiro, para possibilitar que as casas legislativas no Brasil e no exterior pudessem deliberar remotamente, utilizando o SAPL-R e, agora, para que pudéssemos oferecer o novo curso O Papel do Vereador, que superou nossas expectativas de inscritos”, ressalta Dinamar.

A abertura de novas turmas para o curso será divulgada nas redes sociais e no Portal do Interlegis. As atividades têm carga horária de 20 horas e o acesso ficará disponível na plataforma Saberes até o dia 24 de maio.

Acesse a plataforma para conhecer mais.

 

 

Júlia Zouain, sob supervisão de Eny Monteiro.