Diretor-executivo do Interlegis apresenta produtos e serviços para Câmaras Municipais de Mato Grosso

A reunião aconteceu de forma remota com a participação de secretários das Câmaras Municipais de Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis.

11/09/2020

O diretor-executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, apresentou os produtos e serviços ofertados gratuitamente pelo Interlegis para a modernização em integração do Legislativo brasileiro, em reunião virtual, nessa quarta-feira (9), solicitada pela Câmara Municipal de Cuiabá. 

Acompanhado pelo servidor José Bonifácio de Góis Júnior, da Coordenação de Planejamento e Relações Institucionais (COPERI), Márcio Coimbra falou para os representantes das Câmaras Municipais de Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis sobre a trajetória do Interlegis e sobre as funcionalidades dos produtos desenvolvidos para facilitar e otimizar a rotina de trabalho das casas legislativas. 

“O Interlegis sempre trabalhou com tecnologias modernas em Brasília, e essas ferramentas precisam ser levadas também para os estados e municípios brasileiros, pois o Legislativo não está só no Congresso Nacional. O Parlamento está presente em todo o país, fortalecendo a nossa democracia”, ressaltou Coimbra.

O período de pandemia da Covid-19 também foi tema da reunião. Com a grave crise sanitária mundial e a necessidade de isolamento social, o Interlegis teve que fazer adaptações e pensar em inovações para continuar levando capacitação e modernização tecnológica para as mais de 4.000 casas conveniadas. 

“Por sermos um ambiente de tecnologia para as Câmaras de Vereadores e Assembleias Legislativas espalhadas pelo Brasil, tivemos que nos adaptar rapidamente para continuar ofertando nossos produtos e serviços para as casas legislativas. Criamos as oficinas com aulas ao vivo, que têm levado o mesmo conhecimento das oficinas presenciais para um número ainda maior de pessoas. A expectativa é que em três ou quatro anos o Interlegis possua mais oficinas remotas do que presenciais”, avaliou.

Representando a Câmara Municipal de Cuiabá, participaram da reunião os secretários de Gestão Administrativa, Paulo Nascimento; de Gestão de Pessoal, Bárbara Helena de Noronha; de Transparência e Controle Interno, Jonatas Púlquerio; de Apoio Legislativo, Eronides Dias da Luz; de Patrimônio e Manutenção, Marcelo Gomes de Oliveira; de Comunicação, Leonaldo Arruda Magalhães; e o chefe da Escola Legislativa, Danilo Monlevade. 

Estiveram presentes, ainda, o diretor administrativo da Câmara Municipal de Várzea Grande, Wellinton Pinto de Souza, e o Procurador Geral da Câmara Municipal de Rondonópolis, Eduardo Duarte. 

O chefe de gabinete do Senador Wellington Fagundes (PL-MT), Fernando Pereira Damasceno, representou parlamentar.

“O Senador Wellington Fagundes é um entusiasta do Interlegis e valoriza a ação de integração do Legislativo para que tenhamos a autonomia desse poder tão importante, pilar da nossa democracia”, ressaltou.

Na oportunidade, Coimbra comunicou aos participantes que um novo site com foco no atendimento às casas legislativas está sendo desenvolvido pela equipe do Interlegis. A página vai oferecer mais praticidade para as solicitações de Acordo de Cooperação, de produtos e serviços, além de suporte técnico mais ágil para as casas conveniadas. 

“O novo site terá todas as funcionalidades para o atendimento às casas legislativas, com agenda de cursos e oficinas e central de inscrições, tanto para cursos e oficinas de capacitação do Interlegis, quanto para os cursos de pós-graduação disponibilizados pela nossa Escola de Governo”, informou.

Perguntado sobre como garantir a continuidade do trabalho com as ferramentas tecnológicas do Interlegis, implementadas na gestão atual, o servidor José Bonifácio deu o exemplo da Resolução nº 049/18, de autoria da Câmara Municipal de Formosa.

“A Resolução, feita pela Câmara de Formosa e copiada por diversas outras, formaliza no Regimento Interno da Câmara Municipal a implementação dos produtos, importante passo para garantir a continuidade do trabalho na troca de mandatos”, disse.

A expectativa dos participantes da reunião é dar início, em breve, à parceria com o Interlegis para a implementação de produtos e capacitação de seus servidores.

O secretário de Apoio Legislativo da CM de Cuiabá, Eronides Dias da Luz, acredita que será uma realização poder ver, antes de sua aposentadoria, a Câmara onde trabalha ingressar no ambiente virtual de forma mais ampla, garantindo o acesso à informação para a comunidade.

“É muito importante abrir para que a sociedade cuiabana conheça o trabalho de seus vereadores, e com o Interlegis isso será possível a custo zero. Será uma realização ver nossa Câmara Municipal, finalmente, entrar no terceiro milênio”, concluiu.

Clique aqui para conhecer mais sobre os produtos e serviços oferecidos pelo Interlegis.


Júlia Zouain, sob supervisão de Eny Monteiro.