Em Alagoas e Minas sites de câmaras que utilizam Portal Modelo recebem reconhecimento

Rio Largos e Junqueiro/AL obtiveram nota máxima em transparência. Divinópolis/MG foi destaque em empresa de informação de internet

Em dezembro de 2018, o Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL), divulgou o resultado da avaliação “Transparência no Legislativo”, que verificou se as casas legislativas do estado tinham um portal da transparência e qual era sua efetividade.

A pesquisa do MPE demonstrou quais câmaras disponibilizavam todas as informações financeiras da casa, como receitas e despesas, incluindo pagamento de salário aos vereadores e funcionários. Segundo o levantamento apenas três casas obtiveram a nota máxima na pesquisa: Rio Largos, Junqueiro e Tanque d’Arca. Rio Largos e Junqueiro utilizam o Portal Modelo.

O papel do Interlegis no caminho desse reconhecimento foi explicado servidor de Rio Largo, Ennyson Vasconcellos:

“Terminamos 2018 em primeiro lugar entre 102 municípios. É uma honra fazer parte dessa história. Chegar até aqui só foi possível graças ao Interlegis, que tanto nos capacita e nos apoia”, disse ele na ocasião.

Durante a primeira fase do projeto de Transparência no Legislativo Municipal, em 2017, constatou-se que, das 102 Câmaras Municipais do estado, 77 sequer possuíam um portal eletrônico. Dos 25 que existiam, nenhum atendia os requisitos legais. Após a atuação do Ministério público o cenário mudou. Atualmente 100% das Câmaras possuem um site, sendo que 40% delas utilizam o Mortal Modelo.

Em Divinópolis (MG), site recebeu reconhecimento internacional

O Portal da Câmara Municipal de Divinópolis (MG), construído na ferramenta Portal Modelo, despontou no ranking de pesquisa de posicionamento e estratégia realizada pela empresa de informação de internet, Alexa.

Dentre os portais de câmaras da região Centro-Oeste de Minas, Divinópolis ocupou o segundo lugar. Entre sites do município, o portal institucional da casa apareceu como o terceiro colocado. A Câmara utiliza o novo formato em parceria com o Interlegis há um ano. Nesse ínterim ela passou a contar com mais transparência e melhorou a capacidade de comunicação com os cidadãos, segundo notícia da própria câmara.

O Portal Modelo é um site especialmente desenvolvido para câmaras e assembleias, que pode ser personalizado e alimentado pelas casas. Com o site no ar, elas têm mais chances de cumprir com exigências das leis de Transparência e de Acesso à Informação.


Para acessar a pesquisa completa do Ministérios Público de Alagoas clique em https://sistemas.mpal.mp.br/TransparenciaLegislativoMunicipal/