Escola do Legislativo da Assembleia do Amazonas planeja ampla parceria com ILB/Interlegis

Ferramentas tecnológicas, cursos de capacitação e oficinas estão no radar

João Paulo Jacob assumiu há pouco tempo a direção da Escola do Legislativo da Assembleia do Amazonas e está disposto a incrementar a já ativa agenda da instituição. Ele esteve na tarde desta terça-feira, 02/04, reunido com o diretor-executivo do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), Helder Rebouças, para discutir possibilidades de ação conjunta.

Entre outras demandas, ele deseja levar para o conhecimento dos novos deputados estaduais – houve renovação de 50% da Assembleia – e da Mesa Diretora da Assembleia a ferramenta e-Democracia, que permite a interação com o cidadão por meio de vários canais como audiências interativas. A ideia é fazer uma Oficina Interlegis, Programa vinculado ao ILB, em Manaus, mas reunindo o maior número possível de Câmaras. Isso requer tempo, já que o Estado é muito extenso e as cidades espalhadas e de difícil acesso.

Junto às Oficinas, Helder Rebouças sugeriu a realização de um Encontro Interlegis, de caráter institucional, para debater temas da agenda legislativa e de interesse regional. O senador Omar Aziz (PSD-AM), deve intermediar estas solicitações junto ao Primeiro-Secretário do Senado, Sérgio Petecão (PSD-AC), ao qual está ligado o ILB/Interlegis.

João Paulo Jacob lembrou que 70% do interior do Amazonas não têm acesso à internet, o que dificulta uma série de ações. Mas disse que, ainda assim, a Escola do Legislativo tem atuado para suprir estas lacunas, promovendo cursos para servidores das Câmaras por períodos mais longos com noções básicas de questões como processo legislativo.

A Escola também tem forte atuação junto aos jovens, com três projetos de educação cidadã dirigido a eles, nos quais, em onze anos, passaram 253 mil pessoas. João Paulo, inclusive, convidou a direção do ILB para participar do encerramento do Parlamento Jovem, em 17 de maio, evento ao qual também estará presente o ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski.

Carlos Escosteguy, do gabinete administrativo do ILB, alertou João Paulo Jacob que o documento que normatizava a relação entre as duas instituições está desatualizado e deverá ser refeito. Um novo convênio será assinado, segundo Helder Rebouças, talvez até durante o evento em Manaus.

Também presente à reunião, a Coordenadora de Ensino Superior do ILB, Valéria Ribeiro, discutiu com o diretor da Escola outras possibilidades de parceria, que poderão ser detalhadas futuramente. Também é do interesse de Jacob explorar cursos à distância. Além do ILB, ele incluiu em sua visita outras instituições como a Universidade de Brasília, a Fundação Getúlio Vargas e a Câmara dos Deputados.