ILB forma turmas de pós-graduação latu sensu

O Instituto Legislativo Brasileiro realizou, na tarde desta quinta-feira (5), a formatura dos cursos de pós-graduação latu sensu em Justiça Social, Criminalidade e Direitos Humanos e em Tecnologia da Informação Aplicada ao Poder Legislativo. A cerimônia ocorreu no Auditório do Instituto Sezerdello Corrêa (ISC).

A solenidade foi uma parceria entre o Senado Federal, por meio do Interlegis/ILB, a Câmara dos Deputados, o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Instituto Latino Americano das Nações Unidas para Prevenção do Delito e Tratamento do Delinquente – Ilanud.

Compuseram a mesa de abertura, o senador Paulo Paim (PT); o coordenador-geral do Interlegis/ILB Leonardo Gadelha, que representou o diretor executivo Márcio Coimbra; o diretor da Coordenação de Pós-graduação do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (CEFOR), Fabiano Peruzzo; o diretor-geral do ISC, Fábio Henrique Granja Barros; e, ainda, coordenadores dos dois cursos.

Paulo Paim foi o Patrono Legislativo das duas turmas de pós-graduação. Durante a abertura, o senador parabenizou os formandos, e os lembrou de que suas conquistas devem ser refletidas em ações para mudar a dura realidade da maioria da população brasileira.

- Neste momento de alegria, poderia falar somente de flores, mas não farei isso. Prefiro falar da realidade das ruas, que é muito dura, ainda mais em um país como o nosso que, infelizmente, fica muito longe de respeitar a diversidade e as diferenças -, refletiu Paim.

O coordenador geral do Interlegis/ILB, também parabenizou os pós-graduados. Ele ressaltou a importância de capacitar os funcionários do Congresso Nacional para que a prática da igualdade, da liberdade e da fraternidade sejam mantidas

-  Eu vejo essa cerimônia como um convite para que olhemos para nosso futuro, abraçando aquilo que pode impactar positivamente as nossas vidas, mas não esquecendo do que as faz ter valor. Tanto o curso de TI, quanto o curso que versa sobre direitos humanos nos convidam a fazer essa simbiose -, ressaltou Leonardo, que finalizou com uma frase do escritor moçambicano Mia Couto.

- Quem vive em um labirinto tem fome de caminhos, e vocês estão no caminho certo. – Completou.

Após um ano e meio de capacitação, o ILB formou 51 pós-graduandos, entre eles, Moema São Thiago, 71, que foi a primeira deputada federal eleita pelo Ceará, em 1987, e conta que sua escolha pelo curso de Justiça Social, Criminalidade e Direitos Humanos veio da trajetória humanista de sua carreira.

- Eu não poderia estar fazendo outro curso se não esse, por toda minha formação socialista, humanitária e libertária, de família e ideais -, ressaltou Moema, que, ao ser questionada sobre o que fica de aprendizado, citou Fernando Pessoa - Tudo vale a pena quando a alma não é pequena.

DSC_1149.JPG

  Na foto: Leonardo Gadelha, Paulo Paim e Moema São Thiago.

 

Clique aqui para acessar a galeria de fotos do evento.