Imprensa e Política marcam a estreia da Live Momento Político com o Diretor Executivo do Interlegis

O cenário político polarizado no Brasil, a importância do Parlamento e a relação entre imprensa e governo foram alguns dos assuntos abordados com o jornalista Guilherme Macalossi.

A primeira Live da série “Momento Político”, realizada pelo Diretor Executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, foi ao ar nesta quinta-feira (31) e contou com a participação do jornalista Guilherme Macalossi, que assina a coluna “Confronto”, no jornal Gazeta do Povo, e é apresentador da RDCTV. Na conversa sobre Imprensa e Política, Macalossi defendeu a liberdade de imprensa e a manutenção da democracia. 

“Eu sempre critiquei o viés ideológico nas redações brasileiras, mas esse viés tem que ser combatido democraticamente, por meio da própria liberdade de imprensa. Não podemos ter medo da democracia brasileira acabar de um dia para o outro, mas ela pode ser constantemente enfraquecida e a imprensa precisa informar à população sobre isso”, disse.

Para Macalossi, a imprensa foi rotulada como oposição ao governo, pensamento que, segundo ele, é equivocado e tende a colocar as pessoas contra os jornalistas.

“O discurso de que a imprensa está unida para derrubar o governo é uma falácia. Nós vemos emissoras de Rádio e de TV que são explicitamente apoiadoras do governo atual. A grande maioria dos profissionais da imprensa apenas cumprem o dever de reportar os fatos que são produzidos pelos próprios governantes”, enfatizou.

O Diretor Executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, destacou o papel do Legislativo para o fortalecimento da democracia brasileira. 

“Os parlamentares são eleitos para representar o povo e os estados federados. Muitos desconhecem a importância do Legislativo na elaboração e aprovação de propostas que atendem às demandas da população. É comum vermos apenas o Executivo sendo elogiado por determinadas leis, sendo que elas são formuladas e discutidas no Parlamento”, explicou Coimbra. 

Guilherme Macalossi enalteceu o trabalho realizado pelos presidentes do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM-AP) e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). 

“O Congresso teve papel fundamental na aprovação da Reforma da Previdência e em tantos outros projetos importantes para o país. Precisamos da presença de um Congresso Nacional que atue de forma independente e sem medo”, ressaltou. 

A série de Lives “Momento Político” é transmitida pelo perfil do Diretor Executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, no Instagram. A cada semana será debatido um tema sobre política nacional e internacional. Confira as datas e os convidados da série nas redes sociais do Interlegis.