Interlegis abre inscrições para a segunda turma da Oficina de Planejamento Estratégico no Legislativo

A oficina, com aulas ao vivo, tem o objetivo de compartilhar experiências e técnicas do planejamento estratégico no setor público, partindo da realidade de organizações do Poder Legislativo brasileiro.

14/10/2020

Arte_Planejamento Estratégico_Atualizada (2).jpeg

O Interlegis abriu as inscrições para a segunda turma da oficina de “Planejamento Estratégico no Legislativo”, que terá início no dia 23 de outubro com aulas ao vivo na plataforma Zoom. O objetivo é compartilhar experiências e técnicas de planejamento no setor público, com foco nos órgãos do poder Legislativo.

Ao todo, serão 10 horas de aulas divididas em cinco encontros, com duração diária de duas horas, de 14h às 16h. O conteúdo do curso inclui temas como técnicas de diagnóstico, definição de referencial estratégico, delineamento de iniciativas estratégicas e monitoramento.

A turma piloto da oficina foi realizada em setembro e capacitou 26 alunos. O servidor da Câmara Municipal de São Roque (SP), Yan Soares, falou sobre a importância do tema.

"A oficina de Planejamento Estratégico no Legislativo é de grande valia, pois abre uma enorme janela para nos prepararmos para o futuro, revelando os primeiros passos que ajudam a responder questionamentos sobre objetivos e ações para a melhoria do Legislativo. Mesmo à distância, as aulas são participativas e com excelente didática”, afirmou.

Para o diretor-executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, o planejamento estratégico é fundamental para melhorar os processos de gestão pública.

- Definir uma estratégia é imprescindível para qualquer organização, pública ou privada. O planejamento aponta o melhor caminho para chegarmos onde desejamos. Com esse ponto de partida é possível organizar tempo, recursos humanos, materiais e orçamento para as ações planejadas – avaliou.  

A Oficina de Planejamento Estratégico no Legislativo é ministrada pelo servidor Fábio Renato da Silva.

- É uma preciosa oportunidade para aprofundar a reflexão sobre a prática do planejamento em um contexto de desafios e ruptura com a tradicional forma de conceber e gerir soluções no setor público, em especial, no Legislativo - disse Fábio.

Desde o início da pandemia, o Interlegis adaptou sete oficinas para o formato a distância e vem batendo recorde de inscritos. Entre abril e setembro de 2020, foram 951 servidores e agentes públicos capacitados em oficinas remotas, mais que a metade do público atendido pelas oficinas presenciais ocorridas entre janeiro e março, período em que 402 pessoas receberam capacitação.

Márcio Coimbra ressaltou que a nova realidade proporcionou mais conhecimento para as equipes do Interlegis, que inovaram e buscaram soluções rápidas para contornar as limitações do isolamento social.

“Tecnologia é integração. Ao apresentarmos novas tecnologias e possibilidades, nós reforçamos a nossa missão de integrar e modernizar o Legislativo brasileiro, contribuindo para o fortalecimento da democracia. A expectativa é que em três ou quatro anos o Interlegis possua mais oficinas remotas do que presenciais”, concluiu Coimbra.

Para se inscrever nessa e em outras oficinas do Interlegis, clique aqui.