Interlegis abre vagas para a próxima oficina on-line de capacitação para o uso do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo Remoto (SAPL-R)

Servidores de mais de 180 Câmaras Municipais foram capacitados para a realização de sessões plenárias deliberativas remotas entre os meses de abril e junho.

Desde o início do isolamento social, em decorrência da pandemia da Covid-19, o Interlegis vem capacitando servidores de Câmaras Municipais que precisaram se adaptar às sessões plenárias em caráter virtual. 

Para isso, desenvolveu no final de março o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo Remoto (SAPL-R), que tem possibilitado a deliberação de matérias por videoconferência. Entre os meses de abril e junho, 330 servidores legislativos, divididos em 40 turmas, já receberam orientações sobre a utilização da tecnologia.

O Diretor Executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, acredita que a votação à distância nos parlamentos é uma tendência atual e para o futuro. 

“O Interlegis está disponibilizando o que há de mais moderno para as casas legislativas brasileiras. Uma inovação que surgiu da necessidade de adaptação ao período da pandemia, mas que deverá permanecer, tendo em vista que muitos modelos e padrões antigos estão sendo revistos”, afirma Coimbra.

Com data marcada para esta quinta-feira (2), a 41ª turma de SAPL-R já está com inscrições abertas. Como pré-requisito, os servidores deverão ser preferencialmente colaboradores de casas que já utilizam o SAPL. 

SAPL

Em paralelo às Oficinas de SAPL-R, o Interlegis inaugurou a Oficina de SAPL 3.1 na modalidade à distância. Com adaptações técnicas, o curso on-line segue a mesma proposta do presencial, e visa demonstrar os bons resultados desse sistema nas Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas que já o utilizam.

Nas aulas, o participante aprende a inserir dados da casa legislativa e de tudo o que envolve a rotina de debates e votações na legislatura, segundo o regimento interno; quórum, parlamentares, tipos e composições das comissões e seus cargos, cargos da Mesa Diretora, sessões legislativas, partidos políticos, entre outros.

As aulas para a terceira turma da Oficina de SAPL 3.1 começam no dia 13 de julho. 

Serviço

41ª Oficina de SAPL-R

Dia: 2 de julho de 2020

Horário: 15h às 19h

Inscreva-se aqui.


Júlia Zouain, sob supervisão de Eny Monteiro.