Interlegis disponibiliza curso à distância “O Papel do Vereador” em ano de eleições municipais

Curso com tutoria online e vagas limitadas sobre o trabalho do representante municipal no Legislativo. As inscrições e as aulas começam no dia 15 de abril.

O Interlegis vai disponibilizar, a partir do dia 15 de abril, o curso “O Papel do Vereador” na plataforma de ensino Saberes. O curso, à distância, é voltado para vereadores, candidatos a vereador e para todos que tiverem interesse em conhecer o trabalho do representante municipal no Legislativo.

Com capacidade para quatro turmas com, no máximo, 120 alunos, o curso vai ter um módulo com os seguintes temas: Poder Legislativo Municipal; Competências, Atribuições e Regimento Interno; Conduta Ética; Princípios da Legalidade, Impessoalidade, Publicidade, Moralidade e Eficiência.

Também serão disponibilizados para os alunos: fórum interativo, vídeo aulas com exemplos práticos, chat virtual, podcast, lives pelas redes sociais do Interlegis e avaliação formativa. Ao término do curso, o certificado poderá ser emitido na plataforma Saberes.

O curso tem o objetivo de facilitar a compreensão sobre a competência das Casas Legislativas municipais, sobre o papel institucional dos vereadores no que diz respeito à produção de leis e fiscalização dos trabalhos do Poder Executivo, e sobre a participação do cidadão na supervisão do trabalho dos parlamentares.

Para o Coordenador-geral do Interlegis e, também, facilitador do curso, Leonardo Gadelha, a realização do curso reforça a missão do Interlegis de estreitar laços entre o Senado Federal e a comunidade legislativa de todo o país.

“O curso ‘O papel do vereador’ destaca a importância do parlamentar municipal na cena política e institucional brasileira. Mesmo se tratando de um conteúdo introdutório, a gente considera que vai ser muito útil, porque estamos levando conhecimento sobre o legislativo para um público alvo que está em duas pontas: o próprio vereador, ou quem almeja ser vereador, e a população que tem a responsabilidade de acompanhar o trabalho do parlamentar que representa o seu município”,afirma Gadelha.

O Diretor Executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, que vai fazer a abertura do curso à distância, destaca a importância do tema em ano de eleições municipais.

“Os eleitores depositam nas urnas, junto com o voto, a esperança de um futuro melhor para o seu município, para o seu estado e para o país. Por isso, é essencial entender o papel de cada um dos representantes com cargo eletivo. Infelizmente, muitos ainda desconhecem as atribuições dos parlamentares nas três esferas: federal, estadual e municipal. Ao disponibilizar o curso ‘O papel do Vereador’, o Interlegis oferece a oportunidade para que os postulantes ao cargo de vereador e os moradores dos municípios brasileiros aprofundem o conhecimento sobre as atribuições do cargo do parlamentar municipal. É com informação que fortalecemos a democracia e contribuímos com a melhoria da qualidade do legislativo e da atuação política”, ressalta Coimbra.

Para acessar a plataforma Saberes, clique aqui.