Interlegis e Escola Superior de Guerra lançam curso sobre Defesa Nacional e o Poder Legislativo

Parceria é realizada pela Escola de Governo do Senado no Interlegis e Escola Superior de Guerra do Ministério da Defesa (ESG).

17/09/2020

Parceria é realizada pela Escola de Governo do Senado no Interlegis e Escola Superior de Guerra do Ministério da Defesa (ESG).

O Interlegis abriu inscrições para o novo curso de extensão virtual “Defesa Nacional e o Poder Legislativo”. A capacitação acontece em parceria com Escola Superior de Guerra do Ministério da Defesa (ESG) e terá a duração de dois meses. A Aula Magna terá duração aproximada de duas horas e acontecerá no dia 28 de setembro.

Gratuito, o curso foca nos objetivos de ensinar os conceitos da Defesa Nacional e analisar o papel do Ministério da Defesa e das Forças Armadas, seus Projetos Estratégicos e a Base Industrial de Defesa, instrumentos que darão subsídios aos participantes na aplicação dos conhecimentos do campo da Defesa Nacional.

Cinquenta vagas foram abertas para a capacitação. Dessas, quarenta vagas serão ofertadas para servidores do Senado Federal e a Câmara dos Deputados e dez para integrantes do Ministério da Defesa e das Forças Armadas.

A primeira edição é direcionada a servidores das Comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, da Câmara e da Comissão Mista de Inteligência, além dos gabinetes de parlamentares que as compõem.

As aulas acontecerão às segundas e sextas-feiras, na modalidade virtual, e terão as participações especiais dos Senadores Nelsinho Trad e Fernando Collor. A certificação será realizada pela Escola de Governo do Senado Federal, credenciada pelo MEC com nota 4 de 5 para a realização de cursos de pós-graduação lato sensu presencial e a distância.

O diretor-executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, será um dos palestrantes para a capacitação. Ele destaca o pioneirismo da área trabalhada em parceria com a ESG.

- Essa será a primeira iniciativa voltada a discutir a relação entre Defesa Nacional e suas interligações com o Poder Legislativo, e servirá como semente para estreitamento interinstitucional e a criação de cursos futuros - avalia.

O coordenador de Educação Superior do Interlegis, Floriano Filho, avalia como positiva a parceria e ressalta a importância de serem trabalhadas temáticas como a do curso no âmbito do Legislativo.

- Este provavelmente será o primeiro curso do gênero. Ele vai permitir uma melhor compreensão de temas da Defesa Nacional que se relacionam com o desenvolvimento do Brasil e com aspectos do sistema político e das Relações Internacionais - destaca.

Para saber mais sobre o curso e realizar inscrição, clique aqui.