Interlegis promove palestras com universitários do Estágio Visita

            Os 19 universitários de dez estados brasileiros que integram o primeiro time do Estágio Visita, programa idealizado pela Frente Parlamentar da Juventude em parceria com o Interlegis/ILB, ficam em Brasília até sexta-feira (22) para conhecer as rotinas legislativas e os atributos do Senado Federal.

            Durante a imersão dos jovens nos processos de trabalho do órgão, o Interlegis/ILB preparou palestras voltadas para as atividades que competem ao Senado, bem como o papel do parlamento brasileiro.

            Os estudantes chegaram na segunda-feira (18) e, após visitação guiada aos principais pontos turísticos de Brasília, foram recepcionados no auditório do Interlegis/ILB por autoridades do Senado, entre elas, o Senador Irajá Abreu, presidente da Frente idealizadora do projeto, e o Diretor Executivo do Interlegis/ILB, Márcio Coimbra.

- Nenhuma forma melhor de conhecer a democracia, de conhecer o estado de direito, de conhecer o pilar mais importante da democracia, que é o Parlamento, do que estar aqui dentro e perceber de forma clara como são feitas as políticas públicas, como são discutidas as leis. Assim se fortalece a democracia. – Expressou Coimbra, durante a solenidade de boas-vindas.

            Após a cerimônia, o Coordenador-geral do Interlegis/ILB, Leonardo Gadelha, palestrou para os estudantes sobre o tema “O papel do Parlamento no Brasil – recuperando o protagonismo”. O coordenador explicou a proposta da palestra.

- É importante que os jovens entendam o contexto em que estamos inseridos. Ao olhar o quadro mais amplo, eles tendem a compreender a complexidade do trabalho parlamentar e a necessidade de interação entre cidadãos e representantes -, disse Gadelha.

            O estudante Siloney Guilherme de Souza do 6º semestre de arquitetura, veio do estado do Amazonas por meio de uma indicação feita pelo senador Eduardo Braga. O universitário contou que a palestra o fez mudar sua forma de enxergar a importância do parlamento.

- Após a aula do Leonardo adquiri uma visão mais respeitosa e um conhecimento mais aprofundado sobre o verdadeiro papel do Parlamento -, revelou o universitário.

            Para a estudante de direito Thalyne Moreira, que veio de Canaã dos Carajás, município do Pará, por indicação do senador Álvaro Dias, conhecer Brasília e estudar afundo o poder legislativo tem sido uma experiência sem igual.

- Só tenho a agradecer o privilégio de participar dessas atividades. Minha expectativa é a melhor possível, sei que ao longo da semana vamos aprender muito sobre temas de grande impacto social e jurídico -, ressaltou.

            Nesta terça-feira (19), após palestras sobre Processos Legislativos e Leis Eleitorais, ministradas pelos assessores jurídicos da Presidência do Senado, Luiz Kreutz e Alessandro Costa, os estudantes participam de uma visita ao Plenário do Senado Federal, onde acompanham a Ordem do Dia e as votações na câmara.