Interlegis se apresenta em encontro de vereadores do MT no Senado Federal

A apresentação ocorreu a convite do senador Wellington Fagundes

O ILB fez uma participação especial em encontro que reuniu aproximadamente 60 vereadores do estado de Mato Grosso na sala de comissões do Senado. O evento foi organizado pelo gabinete do senador Wellington Fagundes, juntamente com a União Parlamentar do Vale do Teles Pires (Unpav), organização que congrega 16 municípios do Estado.

O grupo está em Brasília discutindo assuntos de interesse da região e esteve toda a manhã ouvindo representantes convidados dos Ministérios da Ciência e Tecnologia, da Educação e do Desenvolvimento Regional. O presidente do Incra, General João Carlos Corrêa, também falou durante o encontro. Na pauta das apresentações foram tratados os temas regularização fundiária relativa à assentamentos, conflitos fundiários, mobilidade urbana, massificação da banda larga e outros.

Em sua fala, o senador frisou a importância dos assuntos tratados para o vereador estar preparado para cumprir com seu papel constitucional e acrescentou:

– A posição mais difícil da classe política é a do vereador. Ele está na ponta, em contato direto com a sociedade. Muitas vezes, inclusive, incompreendido – falou, ao mencionar a relevância de eventos como aquele.

Na sequência ele e parabenizou a iniciativa dos vereadores de estarem dispostos a virem à Brasília para ouvir e aprender e finalizou sua fala com uma brincadeira:

–  Vou fazer uma revelação para vocês: quero terminar minha carreira política como vereador. Com sorrisos da plateia.

A convite do senador Welligton, o ILB também fez uma apresentação com o coordenador-geral do Instituto, Floriano Filho. Floriano falou aos presentes sobre o Programa Interlegis e as ações desenvolvidas que auxiliam as casas legislativas na modernização, automação dos processos legislativos e na segurança dos dados.

 

Pilares de atuação do Interlegis

O coordenador do ILB explicou em linhas gerais aquilo que ele chamou de os pilares de atuação do Programa Interlegis. Educação, articulação política e estímulo à discussão de temas relevantes para o Brasil.

Ao detalhar as ações de educação, Floriano falou sobre os cursos a distância que tratam de diversos temas tais como Orçamento, Direito Administrativo, Penal, Ciência Política e explicou que eles estão disponíveis para toda a sociedade de maneira gratuita (para saber mais sobre os cursos clique em cursos on-line grátis).

A articulação política destacada por Floriano se dá nos três níveis do Legislativo: União, estados e municípios, com a realização das oficinas Interlegis. Treinamentos realizados pelo Programa que levam especialistas aos pontos mais distantes do país a fim de ensinar como utilizar os serviços SAPL  e Portal Modelo, além de capacitar para outros pontos sensíveis das câmaras como atualização de regimentos internos, cerimonial, licitações e contratos etc.

–  Não basta para Casa ter o Portal Modelo se ela não alimenta a página. Daí a importância das oficinas. Um site atualizado – explicou –  estabelece o contato entre a liderança municipal e a sociedade e transforma a comunicação da liderança  com o município, com a sociedade e com a mídia.

Ele também explicou algumas outras vantagens dos sistemas desenvolvidos pelo Interlegis, como o SAPL.

– O legislativo é foco de críticas duras. Essa ferramenta ajuda na transparência e no processo de prestação de contas. Isso facilita a vida do vereador que vai prestar contas dentro de um padrão reconhecido nacional e internacionalmente – afirmou.

Finalmente, Floriano destacou a promoção à discussão de temas relevantes para o Brasil e para o mundo, conforme frisou. Eventos como seminários e debates que permitem trazer para dentro do Senado especialistas em assuntos diversos para ajudar a debater temas que podem servir de base para a formulação de políticas públicas.

Ao final, o chefe de gabinete do senador explicou que pretende solicitar ao Interlegis que sejam realizadas ainda este ano novas oficinas no Estado.

Sobre a Unpav

Sorriso, Sinop, Lucas do Rio Verde, Mutum, Nova Ubiratã, Ipiranga do Norte, Santa Rita do Trivelato, Cláudia, Vera, União do Sul, Tabaporã, Itanhangá, Feliz Natal, Nova Maringá, Tapurah e  Santa Carmem fazem parte da recém-criada União Parlamentar do Vale do Teles Pires (Unpav).

Os 16 municípios que a frente representa movimentam em torno de R$ 22 bilhões por ano e abarcam uma população de mais de 500 mil habitantes.