Interlegis viabiliza votação remota em Casas Legislativas durante período de contenção à Covid-19

Sistema de Acompanhamento do Processo Legislativo Remoto (SAPL-R) é uma alternativa à paralisação das sessões presenciais nos parlamentos estaduais e municipais

O Interlegis desenvolveu, a partir de sua própria experiência, um modelo especialmente desenhado para que as Casa Legislativas possam dar continuidade à votação de projetos urgentes, neste período de distanciamento social determinado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde e governos estaduais. O resultado é a versão Remota do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, ferramenta tecnológica, que já faz parte do pacote ofertado pelo Interlegis aos parlamentos estaduais e municipais para otimizar e dar transparência às atividades administrativas e legislativas.

O Sistema de Acompanhamento do Processo Legislativo Remoto (SAPL-R) é uma solução inovadora, baseada na integração da plataforma Jitsi Meet, um software livre de videoconferência, que permite o número de participantes e o tempo de chamada ilimitados, e do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).

Na Sessão Plenária Remota, o presidente da Câmara ou da Assembleia abre votação eletrônica, utilizando o SAPL-R, e os parlamentares podem discutir e deliberar as matérias por videoconferência. As votações são exibidas no painel eletrônico do sistema e ficam disponíveis para consulta posterior ao término da sessão deliberativa.

Em menos de uma semana, cerca de 50 Câmaras Municipais já solicitaram o apoio e a capacitação para o uso do SAPL-R. O Interlegis está com turmas fechadas para a realização de oficinas à distância sobre o sistema, na próxima semana, e preparado para atender as mais de quatro mil e trezentas casas legislativas, que já possuem Acordo de Cooperação Técnica com o Senado. As oficinas à distância têm aproximadamente três horas de duração e o Interlegis também vai disponibilizar o Manual de Configuração e Utilização do SAPL-R.  Dividido em duas partes, o manual mostra o passo a passo para a instalação e utilização do sistema de videoconferência e ensina a utilizar o SAPL-R para a realização de sessões plenárias remotas.

A primeira casa legislativa a solicitar o apoio do Interlegis para implementar o modelo que permite a votação remota foi a Câmara Municipal de São José, em Santa Catarina, que recebeu treinamento no último sábado (28) e realizou sessões deliberativas extraordinárias na terça-feira (31) e na quarta-feira (1).

A primeira sessão contou com a presença de todos os vereadores e funcionou como um piloto para que o Interlegis possa estender o apoio às outras casas legislativas brasileiras interessadas neste modelo de votação remota.

“É uma satisfação saber que a ação do Interlegis vai ser ampliada para as outras casas legislativas, a partir do excelente resultado alcançado nesta primeira sessão de votação remota realizada em uma Câmara Municipal. Mais uma vez, o Senado Federal e o Interlegis estendem o braço parceiro e municipalista, que a Câmara e a população de São José reconhecem e agradecem”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de São José,  Michel Schlemper.

O Diretor Executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, destacou a união entre as diretorias do Senado Federal para o desenvolvimento desta solução, que se torna uma garantia de continuidade das atividades parlamentares no Brasil e no exterior.

“Diversos setores do Senado Federal se uniram para dar sequência ao trabalho de um parlamento ativo e democrático, mesmo em situações adversas como a que vivenciamos hoje. O Interlegis está disponibilizando o que há de mais moderno para as casas legislativas brasileiras. Assim, nós fortalecemos a democracia, garantindo o funcionamento dos parlamentos diante de situações inesperadas como a pandemia da Covid-19”, explica o Diretor Executivo do Interlegis, Márcio Coimbra.

Acesse o Manual de Configuração e Utilização do SAPL-R.