Livro sobre a construção de políticas públicas transparentes tem noite de autógrafos no Senado Federal

“Engenharia de Políticas Públicas Transparentes” é um estudo sobre como gerar serviços públicos melhores no século XXI, e sobre a atuação de cada Poder da República na formulação destas políticas de forma transparente.

O lançamento do livro foi na Biblioteca do Senado nesta terça (22), promovido pelo Interlegis/ILB e pela Secretaria de Transparência . O autor, Vicente Fonseca, é doutor em Ciência Política pela Universidade de Paris e professor da UNB na área de Políticas Públicas. Ele possui mais dez livros publicados.

 O Diretor-Executivo do Interlegis/ILB, Márcio Coimbra, agradeceu ao Presidente do Senado, Davi Alcolumbre, por compreender o Interlegis/ILB como um centro de estudos, de formulação de políticas e promotor de debates. Nas palavras de Coimbra, um legítimo “Think-Tank” do parlamento brasileiro.

 Ele também defendeu a importância de transparência nas políticas públicas. – É o ponto fundamental de nossa democracia, o pilar que sustenta as nossas liberdades. Nesta obra, vemos uma espécie de construção de engenharia, de caminhos técnicos para a boa consecução de políticas públicas transparentes, como lembra o Professor Vicente Fonseca. Elemento essencial para entender o espação entre o processo legislativo e o efetivo resultado das políticas públicas.-

 Já a Diretora de Transparência do Senado, Elga Teixeira Lopes, elogiou a publicação e afirmou que o livro será umas das principais referências teóricas sobre o assunto no Brasil.

- Trata-se de um verdadeiro livro-texto para cidadãos, administradores públicos e também para estudiosos da área, pois abrange todo o ciclo da política pública , desde a concepção,  à formulação e conceituação, passando pela implementação e também pelo monitoramento e avaliação. É uma honra participar do lançamento de uma obra tão significativa”, finalizou Elga.

Vicente Fonseca  explicou suas razões para escrever a obra. Segundo ele, a publicação “nada mais é que um manual de procedimentos de como se constroem as políticas públicas de forma transparente".