Novas Oficinas Interlegis com aulas ao vivo em agosto

Oficinas de Marcos Jurídicos, e-Democracia e Articulação e Compilação de Textos foram adaptadas para o formato on-line garantindo a continuidade da difusão do conhecimento legislativo.

03/08/2020

Braço do Senado Federal na modernização e integração do legislativo brasileiro, o Interlegis continua ofertando capacitação para os servidores das Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas com a ajuda de uma grande aliada durante o período de isolamento social: a tecnologia.

Desde março, oficinas e cursos virtuais do Interlegis já capacitaram cerca de 800 pessoas. A expectativa é que esse número cresça ainda mais com o lançamento de outras três oficinas na modalidade de aulas ao vivo, a partir deste mês.

São as Oficinas de Marcos Jurídicos, e-Democracia e Articulação e Compilação de Textos, que terão início a partir de segunda semana de agosto. De acordo com o Diretor Executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, a tendência é que, além das oficinas, novos produtos e serviços sejam ofertados em formatos compatíveis com as exigências do mercado diante da pandemia da Covid-19. 

“Não paralisamos nossas ações, ao contrário, temos trabalhado incansavelmente na busca de soluções e adaptações de nossos produtos e serviços para continuarmos atendendo as casas legislativas neste período com a mesma agilidade e eficiência”, afirmou Coimbra.

As aulas ao vivo de Marcos Jurídicos serão ministradas pelo Coordenador-geral do Interlegis, Luís Fernando Machado. Ele conta que a Oficina apresenta as diretrizes para que as casas legislativas iniciem a revisão de seus marcos jurídicos (Lei Orgânica Municipal e Regimento Interno), e percebam a importância destes marcos à realidade local.

“As aulas serão realizadas por meio de plataforma de videoconferência, onde abordaremos inconsistências e verificaremos a constitucionalidade de documentos de forma dinâmica, pelo compartilhamento de telas”, explicou.

A Oficina de Marcos Jurídicos, na modalidade de aulas ao vivo, já conta com duas turmas. A primeira terá aulas nos dias 19 e 20 de agosto, atendendo solicitação da Câmara Municipal de Araucária (PR) e a segunda está marcada para os dias 17 e 18 de setembro, a pedido da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC). 

Outra oficina que será ofertada com aulas on-line é a e-Democracia, que capacita os servidores de casas legislativas na utilização do portal desenvolvido para permitir a participação social no processo de discussão e elaboração de projetos que podem virar leis, aproximando o cidadão dos parlamentares por meio da interação digital.  

O servidor do Interlegis, Adalberto Oliveira, será o instrutor das aulas ao vivo das Oficinas de e-Democracia e de Articulação e Compilação de Textos. Ele explica que as aulas de e-Democracia serão compostas por três módulos, que ensinam como realizar audiências interativas, a importância da contribuição cidadã no aprimoramento da redação de projetos de lei, entre outros temas disponíveis no portal e-Democracia.

“É uma oportunidade para o parlamentar dar visibilidade ao seu trabalho e interagir diretamente com a sociedade, que participa do processo decisório”, avaliou.

As aulas da Oficina e-Democracia estão previstas para acontecer a partir da segunda semana de agosto. As inscrições podem ser realizadas pelo site: interlegis.leg.br, no link de Eventos.

Já a Oficina de Articulação e Compilação de Textos Legais ensina a utilizar os dois módulos do Sistema SAPL que mostram as leis em versão compilada, com alterações, revogações e revisões de textos, em sequência cronológica das ocorrências.

“É um poderoso editor capaz de facilitar a consolidação de todas as emendas efetuadas numa determinada norma jurídica, num único documento virtual. Facilita a compreensão de todas as alterações feitas no texto normativo ao longo de anos e proporciona aos cidadãos a visualização corrigida e atualizada da norma”, concluiu Adalberto.

Para saber mais sobre os cursos e oficinas ofertados gratuitamente pelo Interlegis, clique aqui.



 Júlia Zouain, sob supervisão de Eny Monteiro.