Oportunidades para o Brasil em acordo Mercosul - UE são discutidas em Encontro

Senador Fernando Collor abriu o evento

As oportunidades comerciais para o Brasil a partir da assinatura do Acordo entre o Mercosul e a União Europeia, assinado em julho, foram o assunto em tela no Encontro Interlegis/ILB realizado nesta manhã, no auditório do Interlegis.

Abrindo o evento, o diretor-executivo do Interlegis/ILB, Márcio Coimbra, disse que o acordo é resultado da quebra de paradigmas iniciada no governo Collor. Afirmou que a gestão do ex-presidente, nos anos 1990, lançou as bases para a consolidação de políticas liberalizantes cujos impactos moldaram os rumos do Brasil nas décadas seguintes.

- A ampliação da competitividade internacional do Brasil foi um dos primeiros traçados dessa nova política externa, iniciada durante o período da presidência do Presidente Fernando Collor.

Fernando Collor (PROS-AL), que afirmou que o acordo é o principal êxito da diplomacia brasileira desde a criação do Mercosul, ressaltou: 

-  O Congresso Nacional está atento para que essa negociação histórica seja o vetor estruturante de uma política externa coerente, harmônica e convergente com os princípios da modernização pela integração, do avanço pelo diálogo e da promoção do interesse brasileiro pela diplomacia.

Os convidados foram o embaixador do Ministério das Relações Exteriores, Pedro Miguel, o embaixador da União Europeia no Brasil, e Inácio Ybáñez, o gerente de Negociações Internacionais da Confederação Nacional da Indústria, Fabrizio Panzini, a superintendente de Relações Internacionais da Confederação da Agricultura e da Pecuária do Brasil, Ligia Dutra, e o consultor do Senado Fernando Lagares. A mediadora do debate foi a presidente do International Relations World Institute (IR.wi), Carolina Valente.

Ao discutirem os desafios e as oportunidades do pacto, os debatedores demonstraram uma expectativa bastante positiva quanto ao seu futuro e avanços.

Elencando algumas dessas oportunidades, o embaixador Pedro Miguel lembrou que o acordo representa uma oportunidade de modernização de práticas e da legislação. O embaixador Inácio Ybáñez seguiu na mesma linha afirmando que as economias abertas são o futuro.

Os painelistas também detalharam outros pontos de interesse sobre o tema como o impacto nas tarifas de importação e o tempo médio para queda das tarifas, o papel do Parlamento nas negociações que ainda estão em curso e a necessidade de se manter ou rever futuramente as cotas para produtos propostas no documento.

O evento foi transmitido pelo canal do Interlegis no Youtube e está disponível para ser revisto.