Política e democracia foram debatidas em Live da Escola do Legislativo da Alesc com o Interlegis

Os desafios das eleições municipais de 2020 e a importância da presença das mulheres, negros, jovens e comunidade LGBTI na política também foram temas da Live realizada nessa segunda-feira (14).

15/09/2020

Print Live.jpeg

O diretor-executivo do Interlegis, Márcio Coimbra participou, da Live “Legislativo municipal e eleições 2020” com a presidente da Escolado Legislativo da Assembleia de Santa Catarina (Alesc), deputada estadual Marlene Fengler (PSD-SC).A conversa foi transmitida ao vivo, na tarde dessa segunda-feira (14), na página da Escola no Facebook.

Os desafios das eleições municipais no Brasil,durante a pandemia de COVID-19, a importância da política e democracia caminharem juntas e o papel do eleitor, além do voto, foram alguns dos temas em pauta durante a Live.

Sobre as eleições deste ano, Márcio Coimbra falou sobre o medo e a insegurança sentidos pelas partes envolvidas no processo.

- As eleições municipais têm sido um momento desafiador, tanto para os candidatos quanto para os eleitores.Como cidadãos, nós não sabemos o que esperar após essa pandemia, e a campanha eleitoral está ainda mais complexa, por ser curta e proporcionar menos contato com os eleitores -afirmou.

De acordo com a deputada estadual, Marlene Fengler,os candidatos e os parlamentares tiveram que lidar com a dificuldade para trabalhar com as plataformas digitais.

- Já tínhamos todas as ferramentas tecnológicas à nossa disposição, mas com a pandemia tivemos que aprender a utilizaras nossas redes sociais como meio de comunicaçãoe estimular a participação das pessoas, tendo em vista que não podemos estar nas ruas, como antes, conversando olho no olho –contou a deputada.

Ela ressaltou a importância de o cidadão continuar acompanhando o trabalho parlamentar, mesmo após a campanha e as eleições.

“Para fortalecer a democracia, precisamos que os cidadãos participem, conheçam em quem estão votando, acompanhem e fiscalizem a atuação dos eleitos.Não apenas para criticar, mas também para dar sugestões e acompanhar de perto as atividades do Legislativo e do Executivo - afirmou.

Representatividade feminina

Márcio Coimbra conversou com a deputada Marlene Fengler sobre a pouca representatividade feminina na política. E destacou a mobilização de mulheres em Belarus, país do leste europeu, que tem protestado contra o regime de Aleksandr Lukashenko.

- No sábado, centenas de mulheres foram novamente às ruas contra o atual governo, que está coibindo os protestos e prendeu a líder da oposição, Maria Kolesnikova, na última semana. O momento é de forte tensão mas, por outro lado, a crescente participação feminina na luta pela transição democrática em Belarus pode impulsionar ações pela igualdade de gênero na política – avaliou Coimbra.

Para a deputada Marlene Fengler é fundamental que cada vez mais mulheres mostrem interesse em participar do processo político no Brasil.

- Se acreditamos na igualdade precisamos nos unir, colocar nosso nome à disposição e fortalecermos as candidaturas femininas. Caso não seja possível ser candidata, vote em mulheres. Ofereça as condições necessárias para que elas se tornem representantes de seus estados e municípios - destacou.

O diretor reforçou que é preciso dar voz e incentivar a participação política dos grupos vistos hoje como minoria para que os espaços sejam ocupados por todos, de forma cada vez mais natural.

- Eu espero que um dia a desigualdade não seja mais uma questão a ser debatida e que todas as classes, gêneros e representações da sociedade estejam presentes nos poderes Legislativo e Executivo de forma igualitária -afirmou.

Antes de encerrar, Márcio Coimbra enalteceu a parceria do Interlegis com a Alesc e com a Escola do Legislativo. Nos dias 1 e 2 de outubro, será realizada a Oficina Interlegis de Marcos Jurídicos, com aulas ao vivo, para os servidores do estado e dos municípios de Santa Catarina.

- O Interlegis está sempre de portas abertas para apoiar e trabalhar pela modernização das casas legislativas e pelo fortalecimento da democracia brasileira. É importante destacar que a política e a democracia são uma construção permanente feita em conjunto - declarou.

Para acompanhar a Live na íntegra, clique aqui.