Prêmio da comunidade Python Brasil receberá nome de ex-servidor do Senado Federal

O assistente parlamentar Jean Ferri morreu em 2017, vítima de câncer. Ele foi um dos maiores impulsionadores da filosofia do software livre para as Casas Legislativas de todo o Brasil.

25/11/2020

O Prêmio Dorneles Tremeá, criado em 2011 pela Associação Python Brasil, passará a se chamar Dorneles Tremeá & Jean Ferri, em homenagem ao ex-servidor do Senado Federal, Jean Rodrigo Ferri, um dos nomes mais importantes para a comunidade brasileira de linguagem Python. Bacharel em Informática com ênfase em análise de sistemas, Jean começou a trabalhar no Interlegis em 2004, na equipe de gestão tecnológica e desenvolvimento de sistemas para as casas legislativas. Foram 13 anos de dedicação e empenho até a data de seu falecimento, em 29 de junho de 2017, vítima de câncer, aos 41 anos.

Entusiasta da missão do Interlegis, de modernizar e integrar as Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas, ele foi um dos idealizadores do domínio do Legislativo na internet (.leg.br). O servidor também teve participação efetiva na gestão e no desenvolvimento da maioria dos produtos ofertados pelo Interlegis e foi líder na criação do Portal Modelo.

Gaúcho, de Santa Bárbara do Sul, município do Rio Grande do Sul, Jean criou o primeiro site sobre Zope e Plone em português, o TcheZope.org, e foi responsável pelo desenvolvimento do PloneGov.Br. Esteve envolvido na organização de eventos sobre linguagens de programação como o PyCon Brasil 2006 (atual Conferência Python) e a Plone Conference 2013. Além disso, realizou palestras em dezenas de eventos na América do Sul sobre o sistema de gerenciamento de conteúdo Plone, utilizado por todo o Governo, Senado Federal e Câmara dos Deputados.

Rafahela Bazzanella, viúva de Jean Ferri, também é membro da comunidade Python Brasil e servidora do Interlegis. Eles se conheceram no curso de informática que fizeram na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ, em 1999, e vieram para Brasília em 2004, a convite do então diretor-executivo do Interlegis, Paulo Fernandes.

Segundo ela, Ferri tinha um propósito: levar tecnologia aos lugares mais distantes do Brasil.

- O Jean foi um dos maiores apoiadores do software livre, sua filosofia de vida era a inclusão digital e a transparência legislativa ao cidadão. Seu maior desejo, ao levar modernização para as casas legislativas, por meio do Interlegis, era contribuir para o desenvolvimento do país e para o fortalecimento do legislativo - ressaltou.

Para o diretor-executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, a homenagem à Jean com o acréscimo de seu nome ao prêmio da Python Brasil é uma retribuição ao legado deixado por ele. 

- Acrescentar o nome de Jean Ferri a um dos maiores prêmios de tecnologia do país é um reconhecimento muito importante. O trabalho desenvolvido por ele para a modernização do legislativo brasileiro é inspirador e merece ser sempre lembrado e enaltecido – afirmou Coimbra. 

Sobre o Prêmio

Criado em 2011 pela Associação Python Brasil, a premiação é uma oportunidade para a comunidade Python lembrar e homenagear anualmente as pessoas que mais se destacaram e contribuíram para manter vivo o espírito de colaboração, empreendedorismo e entrega à comunidade. 

Dorneles Tremeá

Gaúcho, foi fundador da Debian-RS, da Associação Python Brasil, membro e palestrante da Plone Foundation e Big Kahuna da PythonBrasil. Era o presidente da Associação Python Brasil, quando faleceu em um acidente de carro, em 10 de fevereiro de 2011, aos 31 anos.