Conselho de Supervisão do Interlegis/ILB aprova Plano de Capacitação do Senado para 2021

O plano foi elaborado pela equipe do Interlegis/ILB e poderá ser executado a partir de janeiro de 2021.

16/12/2020

O plano foi elaborado pela equipe do Interlegis/ILB e poderá ser executado a partir de janeiro de 2021.

Instituído pelo Ato da Comissão Diretora nº 10 de 2011, o Plano de Capacitação Anual dos Servidores do Senado Federal (PCASF) para 2021 foi aprovado no início de dezembro, em reunião do Conselho de Supervisão do Instituto Legislativo Brasileiro – ILB, presidido pelo primeiro-secretário do Senado Federal, senador Sérgio Petecão (PSD-AC). É primeira vez que o Plano é elaborado e analisa dono ano anterior à execução das atividades educacionais,antecedência necessária para que o Senado Federal possa planejar a capacitação de seus servidores, de forma dinâmica e otimizada para o próximo ano.

O senador enalteceu o trabalho do Interlegis/ILB na elaboração do PCASF e destacou a importância de melhorar a qualificação do corpo funcional. 

— O Plano de Capacitação do Senado Federal apresenta cenários futuros, que diversificam a oferta de cursos e treinamentos, de acordo com as demandas dos setores do Senado Federal.Estamos trabalhando na construção de um rico engajamento sobre a necessidade de qualificar e amplificar os serviços administrativos e as atividades legislativas para a melhor prestação de serviços ao público — avaliou.

Elaborado pelas coordenações de Capacitação, Treinamento e Ensino (COTREN) e de Educação Superior (COESUP) do Interlegis/ILB, o PCASF é um instrumento básico de planejamento e execução de ações de capacitação de interesse do Senado Federal. Ele reúne as modalidades de capacitação interna, capacitação externa em atividades de extensão e capacitação externa em cursos de pós-graduação lato-sensu e stricto-sensu.

Além das ações de capacitação oferecidas pelo Interlegis/ILB (remotamente ou em sala de aula),nele também estão inclusas as contratações externas de treinamentos, deslocamentos para congressos, feiras, seminários e, ainda,a previsão de cursos de pós-graduação.

A diretora-geral do Senado, Ilana Trombka ressaltou os benefícios da aprovação do PCASF 2021.

— Pela primeira vez, desde que me tornei diretora-geral, estamos aprovando um PCASF antecipadamente. Poderemos, a partir de janeiro, trabalhar com tranquilidade e previsibilidade para fazer a melhor capacitação para toda a comunidade do Senado Federal. Foi o melhor que eu pude testemunhar desde que assumi a diretoria-geral da Casa. Um desafio que assumimos todos juntos e que, a partir do trabalho do Interlegis/ILB, pôde se tornar realidade – afirmou.

Segundo o diretor-executivo do Interlegis/ILB, Márcio Coimbra, o empenho e a dedicação de sua equipe terão resultados expressivos no aperfeiçoamento das dinâmicas educacionais do Senado.

—Este plano nos garante com antecedência o planejamento necessário para empreender a capacitação dos nossos servidores. Antes, sem sua aprovação, todas essas ações ainda aconteciam, mas de forma mais demorada, pois precisavam ser analisados caso a caso. Evitar esse desperdício de tempo e de recursos para a administração pública foi uma das principais motivações para a elaboração e aprovação do PCASF 2021 – concluiu Coimbra.

Acesse aqui o PCASF 2021.