Sucesso do Interlegis, curso “O Papel do Vereador” ganha novas turmas

Novas turmas para o curso serão abertas no dia 27 de maio e iniciam no começo de junho

Em pouco mais de um mês de sua inauguração, o curso online e gratuito do Interlegis “O Papel do Vereador” já capacitou mais de 600 pessoas. Para continuar a oferta dessa capacitação, as inscrições serão reabertas a partir de quarta-feira (27). A previsão para o começo das aulas é no início de junho.

Desenvolvido em ano de eleições municipais, o curso foi idealizado para vereadores, candidatos ao cargo, servidores das casas legislativas e eleitores, e leva ao aluno reflexões e entendimentos sobre as atribuições constitucionais do parlamentar municipal, seus direitos e deveres. Ele é ministrado na plataforma de ensino Saberes do Senado Federal.

Entre os temas estudados estão: parâmetros constitucionais do poder do legislativo municipal, competências e atribuições, regimentos internos, proposições em plenário e comissões, questões éticas de conduta e princípios da legalidade, impessoalidade, publicidade, moralidade e eficiência.

O coordenador geral do Interlegis, Leonardo Gadelha, que também faz parte do corpo de instrutores do curso, avalia o papel do Interlegis no ensino legislativo do país e ressalta a importância de que este ensino esteja disponível para todos.

- O Interlegis é o braço do Senado Federal que faz a interface com as câmaras municipais e assembleias legislativas de todo o país. Nós temos a preocupação de dotar esses nossos parceiros de conteúdo novo e moderno que possa auxiliar no trabalho de cada uma dessas casas. E, no caso desse curso, vimos o interesse também de cidadãos críticos, que querem conhecer mais sobre seus direitos e seus deveres.

No chat da plataforma, os comentários positivos sobre o curso reafirmam a qualidade das aulas e a boa participação dos cursistas. Para Renata Silvestri, de Tubarão (SC), o sistema é intuitivo e de fácil acesso. Já Daniel Barroso, de Guanhães (MG), afirma que o conteúdo didático fica ainda mais simplificado com o bom acompanhamento dos tutores.

A aluna Maria Cristina Ferreira, de São Paulo (SP), ressaltou a importância do curso para o aprendizado de grande parte dos cidadãos comuns que precisam aprender as atribuições do parlamentar municipal para saber o que de fato deve ser cobrado deles.

- Acredito que uma grande parte da população não faça ideia das atribuições dos vereadores, o que dificulta a atuação do parlamentar, pois seus eleitores esperam um serviço de assistencialismo.

Para se inscrever, o aluno deve criar uma conta gratuita na plataforma Saberes e acessar a opção de cursos online com tutoria. As inscrições estarão disponíveis a partir de quarta-feira (27). Inscreva-se aqui.


Júlia Zouain, sob supervisão de Milena Galdino.