Webinar Poder Legislativo e Desafios do Ensino Superior Pós-Pandemia será realizado pelo Interlegis nesta quinta-feira (13)

Especialistas nas áreas de Educação e Comunicação irão debater a necessidade de adaptação dos cursos de ensino superior no Brasil.

11/08/2020

Especialistas nas áreas de Educação e Comunicação irão debater a necessidade de adaptação dos cursos de ensino superior no Brasil.

Nesta quinta-feira (13), às 17h, o Interlegis irá realizar o Webinar “Poder Legislativo e os Desafios do Ensino Superior Pós-Pandemia”. O evento será transmitido ao vivo pelos canais da TV Senado e do Interlegis no Youtube e pela página do e-Cidadania, no site do Senado Federal.

O Diretor Executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, vai fazer a abertura do Webinar, que será mediado pelo Coordenador de Educação Superior do Interlegis, Floriano Filho.

“O cenário atual do Ensino Superior, medidas para reduzir o impacto da pandemia da Covid-19 nos cursos superiores e a importância da Comunicação para a implementação dos novos formatos de aulas serão alguns dos temas debatidos por excelentes especialistas nas áreas de Educação e de Comunicação”, contou Floriano.

Os debatedores serão a presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação, deputada federal Professora Dorinha (DEM-TO); a Doutora em Educação, Maria Inês Fini; o Doutor em Ciência Política, Rafael Silveira; e o Diretor da TV Senado, Érico da Silveira.

As instituições privadas de ensino superior no Brasil correspondem a 75% dos alunos de graduação. Cerca de seis milhões de universitários poderão sofrer atrasos na conclusão do curso. Até junho deste ano, das 69 instituições federais públicas, no mínimo, 53 interromperam as atividades com o início do isolamento social.

Desde o início da pandemia, a modalidade de Educação a Distância (EaD), em diversos formatos como o ensino telepresencial, vídeo-aulas e o modelo híbrido, tem sido adotada, em caráter emergencial, em instituições de ensino superior de todo o mundo como forma de prevenção à Covid-19.

Em avaliações preliminares, o modelo tem sido visto como bem-sucedido, tendo a possibilidade de serem adotadas ferramentas de ensino virtual, mesmo após o período de isolamento social, para complementarem os estudos de milhões de alunos ao redor do mundo.

O Senado Federal, por meio do Interlegis, responsável pela capacitação e modernização do legislativo brasileiro, também adaptou seus produtos e serviços para a nova realidade. As oficinas e cursos de capacitação e de ensino superior, antes presenciais, agora são on-line. Em setembro será realizada a primeira banca virtual para as duas turmas do curso de pós-graduação latu sensu sobre Democracia, Direito Eleitoral e Poder Legislativo, uma parceria do Interlegs com o Tribunal Superior Eleitoral.

O Diretor Executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, acredita que as mudanças no ensino superior vieram para ficar.

“Estamos adotando as providências para nos adaptarmos à nova realidade do ensino virtual, como a maior utilização de plataformas para videoconferências e o uso de aplicativos colaborativos. Sem dúvida, esta é uma tendência mundial e vai permanecer. Não conseguimos vislumbrar uma melhoria em curto prazo neste triste cenário de mortes e contaminações pela Covid-19”, avaliou Coimbra.

Acesse o hotsite do Webinar Poder Legislativo e Desafios do Ensino Superior Pós-pandemia para mais informações.