Interlegis: Integrando o legislativo brasileiro

O Programa Interlegis surgiu do desejo de unir todos os legislativos brasileiros, em 1997.

Vídeo Institucional



Dever cumprido


O Programa Interlegis conta com a adesão de mais de  4 mil câmaras, destas 3.500 receberam equipamentos, perfazendo um total de 63 por cento de câmaras municipais brasileiras.

O Interlegis equipou às assembleias legislativas com uma sala de multiuso com vinte microcomputadores ligados a um micro servidor e uma sala com equipamentos de videoconferência. As câmaras municipais receberão um computador  e uma impressora.

Com as salas de videoconferência foi criada a Rede Nacional Interlegis-RNI, ligando o Senado Federal, Câmara dos Deputados, Tribunal de Contas da União, Câmara Legislativa do Distrito Federal e assembleias.

Vários produtos e serviços estão disponibilizados pelo programa com objetivo de ajudar no trabalho do parlamentar e n do corpo administrativo das casas legislativas. Os sistemas oferecidos pelo Interlegis são todos em software livre, o que possibilita a sua adaptação às necessidades de cada casa legislativa.

Dentre todos os produtos e serviços oferecidos, o que tem sido muito procurado é o  portal modelo   para que as casas  possam ter seu endereço na internet, contribuindo para  maior  transparência nas atividades legislativas.

O Interlegis


O Programa Interlegis tem como diretor nacional, o primeiro secretário do Senado Federal, com o objetivo de modernizar e integrar o Poder Legislativo brasileiro. Em 2005 o Programa foi promovido a Secretaria Especial no Senado Federal. Em 2013, passou a ser gerido pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), também um órgão do Senado.

O Interlegis foi criado como agente facilitador do processo de integração e modernização do poder legislativo brasileiro, em suas instâncias federal, estadual e municipal, com o objetivo de melhorar a comunicação e o fluxo de informações entre os legisladores, aumentar a eficiência e competência das casas legislativas e promover a participação cidadã nos processos legislativos.

Os meios utilizados são a Internet, ensino a distância e a videoconferência que interliga as 26 Assembleias, a Câmara Distrital e o TCU ao Interlegis.

Para acompanhar o que está sendo discutido nas casas legislativas basta acessar o Portal Interlegis: www.interlegis.gov.br. A página é atualizada diariamente com notícias variadas de interesse dos estados e municípios brasileiros.

Agora com mais de 10 anos de existência e muito trabalho, o Interlegis pretende a intensificação desse processo de transferência por meio de ações diretas nas câmaras legislativas, usando um modelo de implementação que integra tecnologia, informação, comunicação e educação, base de todos os produtos criados até o momento, que, adaptados a cada uma das realidades e integrados em um único pacote de melhores práticas, deverão ser aplicados em câmaras municipais.

E agora com a nova fase se iniciando o Interlegis pretende consolidar a sua comunidade e também fazer uma atualização nas casas já equipadas, como oferecer outros produtos e serviços para aprimorar ainda mais o trabalho legislativo e administrativo das camaras e assembleias brasileiras.

 

 

[ Inglês | Espanhol ]